Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 13 de abril de 2013
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio com bases neurobiológicas que se caracteriza pela combinação de déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade, sendo o transtorno comportamental mais freqüente em crianças. A prevalência média em crianças e adolescentes gira em torno de 5% e o TDAH persiste navida adulta em cerca de 60% dos casos. Os principais fatores implicados na etiologia do TDAH são de natureza genética, biológica e psicossocial (FONTANA et al., 2007).
Embora não seja mais uma denominação estranha a pais e educadores, o déficit de atenção e hiperatividade é alvo de grande confusão. Muitos ainda acreditam que ele seja um artifício para acobertar e desculpar crianças travessas quenão gostam de estudar ou têm dificuldade de relacionamento — ou até uma doença “inventada pela indústria farmacêutica para vender drogas”.
De acordo com a epidemiologista Susanna Visser, especialista em TDAH, a não aceitação do distúrbio, assim como o desconhecimento sobre seus efeitos e suas repercussões, posterga o tratamento e faz com que muitas crianças sofram anos a fio sem a devida atençãomédica e psicopedagógica. O impacto desse transtorno na sociedade é enorme, considerando-se seu alto custo financeiro, o estresse nas famílias, o prejuízo nas atividades acadêmicas e vocacionais, bem como efeitos negativos na autoestima das crianças e adolescentes. (LOPES, 2011)
Estudos têm demonstrado que crianças com essa síndrome apresentam um risco aumentado de desenvolverem outras doençaspsiquiátricas na infância, adolescência e idade adulta (ROHDE, 2001).
Damiani et al. (2010) quando se refere ao diagnóstico de TDHA, mostra que este é essencialmente clínico, baseado em critérios claros e bem definidos provenientes de sistemas classificatórios, como o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Segundo tais critérios, a característica fundamental do transtorno é umpadrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e intenso que aquele apresentado por indivíduos de nível equivalente de desenvolvimento. Para receber tal diagnóstico, o indivíduo deve apresentar seis ou mais dos nove sintomas de desatenção definidos e/ou seis ou mais dos nove sintomas de hiperatividade/impulsividade durante pelo menos seis meses, dentre outros critérios.Independentemente do sistema classificatório utilizado, as crianças com TDAH são facilmente reconhecidas em clínicas, em escolas e em casa. A desatenção, hiperatividade e impulsividade podem ser identificadas por sinais como, por exemplo: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividadeslúdicas; parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra; agitar as mãos ou os pés ou se remexer na cadeira; abandonar sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; correr ou escalar em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado; falar em demasia, freqüentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas; com freqüência terdificuldade em esperar a sua vez; e freqüentemente interromper ou se meter em assuntos de outros (ROHDE, 2001).
Relatos sobre adultos com TDAH mostram que eles enfrentam problemas sérios de comportamento anti-social, desempenho educacional e profissional pouco satisfatório, depressão, ansiedade e abuso de substâncias tóxicas. São freqüentemente inquietos, facilmente distraídos, lutam paraconseguir manter o nível de atenção, são impulsivos e impacientes e, por isso, no ambiente de trabalho não conseguem alcançar boa posição profissional compatível com sua educação familiar ou habilidade intelectual. (ARAÚJO; SILVA, 2003)
Fontana (2007) afirma que, com base nos sintomas, os indivíduos portadores de TDAH podem ser classificados de acordo com o DMS- IV em três subtipos: a) TDAH com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno Déficit de Atenção/ Hiperatividade
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!