Transtorno de estresse pos traumatico

Páginas: 7 (1576 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013


Eiriane dos Reis Marques Pio

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

O transtorno de estresse pós-traumático, é um distúrbio psicológico que se dá, ao individuo que tenha vivenciado e sobrevivido a alguma tragédia.
Desde a sua evolução o ser humano está exposto ao risco de situações traumáticas, tendo assim condições física e mental capaz de lidar com situaçõesestressantes sem que isso deixe cicatrizes, entretanto existem limites, a partir dos quais o funcionamento psíquico fica perturbado, possivelmente isso ocorre quando os mecanismos de enfrentamento e suporte contra o agente estressante são fracos e simultaneamente estes estímulos são extremamente ameaçadores.
Como resposta a violência urbana e o risco a integridade do individuo o emocional daspessoas sob a forma de transtorno de estresse pós-traumático começa a se tornar uma ocorrência freqüente, sendo a 5ª categoria de transtornos mentais mais presentes na atualidade.
O transtorno de estresse pós-traumático é um conceito desenvolvido a partir de 1980, nas classificações internacionais (CID-10 e DSM-IV).
Já no século XIX psiquiatras e neurologistas reconheciam os sintomas do TEPT ,incluindo o quadro dentro da neurose histérica ou de conversão,em 1920 Freud definiu os traumas vividos pelos ex-combatentes como uma ruptura de barreira aos estímulos, depois da segunda guerra mundial ressurgiu o interesse pelas manifestações desta síndrome que passou a ser conhecida como neurose traumática ou de guerra, portanto este quadro ressurge hoje nos centros urbanos como resposta do cidadão asagressões do cotidiano que está exposto

O conceito de estresse

Estresse é um dos termos mais utilizados hoje no cotidiano, o conceito de estresse inclui quatro elementos:
a) Um acontecimento estressante;
b) Mudança no equilíbrio do organismo após o acontecimento;
c) O desequilíbrio se manifesta por um estado de ativação marcado por consequências neurofisiológicas, cognitivas eemocionais;
d) Mudanças que dificultam a adaptação da pessoa depois do acontecimento

O conceito de fator traumático

A mudança trazida pelo conceito de TEPT estipulou que o agente etiológico é acionado por um acontecimento externo e não por uma fragilidade psíquica criada a partir de fantasias do individuo, ou seja a pessoa de fato passou por algum evento que ameaçou a sua integridade física,correndo risco de morte, assim desenvolvendo a sintomatologia, ou seja para compreender a base cientifica e a expressão clínica do transtorno de estresse pós-traumático é o conceito de trauma.
Inicialmente no DSM-III um evento traumático foi conceituado como estressor catastrófico fora do alcance da experiência habitual humana. Os elaboradores do diagnóstico original de transtorno de estressepós-traumático tinham em mente eventos tais como: guerras, torturas, estupro, catástrofes provocadas pelo homem (como explosões em indústrias, acidentes aéreos e acidentes com automóveis) etc.
Neste sentindo os eventos traumáticos trágicos são considerados diferentes dos estressores muito dolorosos que fazem parte da vida. Na classificação do DSM as reações psicológicas adversas a esses estressores comunssão caracterizadas como transtornos de ajustamento e não Transtorno de Estresse Pós-Traumatico.

A separação entre estressores traumáticos e outros não traumáticos, se baseia na suposição de que por mais que a maioria dos indivíduos consigam enfrentar estresse comum, sua capacidade de adaptação falha quando se confronta com um estressor de natureza traumática. Experiências clinicas tem provadoque há diferenças individuais na capacidade de enfrentar eventos catastróficos, alguns indivíduos desenvolvem o TEPT outras não, essas observações indicam que o trauma não é um fenômeno externo e sim um processo cognitivo.

Sendo assim os sintomas não são proporcional a magnitude do acontecimento mas sim sobre a visão que o individuo teve sobre a capacidade de lidar com a situação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno do estresse pós~traumático
  • transtorno do estresse pós traumatico
  • transtorno do estresse pós-traumático
  • Tcc
  • Trasntorno de estresse pós traumatico
  • Transtorno de estressa pos traumatico
  • estresse pos traumatico
  • Transtorno Pós-Traumático / DOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!