Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade TDAH

Páginas: 18 (4260 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) consiste de um padrão persistente de desatenção e/ou comportamento hiperativo e impulsivo que é mais grave do que esperado em crianças de idade e nível de desenvolvimento. Para satisfazer os critérios diagnósticos, alguns sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos, ainda que muitascrianças não sejam diagnosticadas antes dessa idade, quando seus comportamentos causam problemas na escola e em outros lugares. Para satisfazer os critérios diagnósticos para TDAH, deve haver prejuízo por desatenção ou hiperatividade em pelo menos duas situações e este interferir no funcionamento adequado ao desenvolvimento social, acadêmico e em atividades extracurriculares. O transtorno não deveocorrer no curso de transtorno global do desenvolvimento, esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não deve ser mais bem explicado por outro transtorno mental.
Ao contrário do que se pensava o TDAH não é superado na adolescência. Os sintomas, em alguns casos parecem ser minimizados nesta fase pelo fato de algumas pessoas desenvolverem estratégias para lidar com essa condição, e dessamaneira acabam por atenuar os sintomas. Porém, cerca de 65% das crianças diagnosticadas como portadoras do Transtorno, continuam com os sintomas ao atingirem a idade adulta.
Essa condição foi identificada na literatura durante muitos anos sob uma variedade de termos. No inicio da década de 1900, crianças impulsivas, desinibidas e hiperativas eram agrupadas sob o rótulo de síndrome hiperativa. Nadécada de 1960, um grupo heterogêneo de crianças com má coordenação, incapacidades de aprendizagem e labilidade emocional, mas sem dano neurológico específico, mas sem dano cerebral mínimo. Desde então, outras hipóteses foram propostas para explicar a origem do transtorno, tais como uma condição de base genética envolvendo excitação anormal e capacidade insatisfatória de modular emoções. Em princípio,essa teoria foi apoiada pela observação de que medicamentos estimulantes ajudam a produzir atenção sustentada e melhoram a capacidade das crianças para focalizar-se em determinada tarefa. Hoje, não se acredita que um único fator cause o transtorno, embora muitas variáveis ambientais possam contribuir para ele e muitos aspectos clínicos previsíveis estejam associados.

SINAIS E SINTOMAS
Oprincipal sintoma é a dificuldade em manter o foco da atenção e/ou manter-se quieta, estes sintomas podem se manifestar de diversas formas:
● As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas, frequentemente ganham apelidos e ficam estigmatizados
● Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se incessantemente, mexendo em vários objetos.
● Mexem pés e mãos,não param quietas na cadeira.
● Falam muito e constantemente, frequentemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar.
● Têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes.
● São facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos "internos", dando a impressão de estarem "voando".
●Nas provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.).
● Esquecem recados, material escolar ou até mesmo o que estudaram na véspera da prova.
● Tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar).
● Dificuldades com relação a horários, frequentemente não os cumprem.
● É comumapresentarem dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.
● Dificuldades com relação a escala de prioridades
● Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual.

Critérios diagnósticos do DSM-IV-TR para transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção persistiram pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah)
  • Tdah – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
  • Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (tdah)
  • Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade
  • Tdah
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH
  • Tdah-transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!