Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Páginas: 20 (4769 palavras) Publicado: 12 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

Esta linha de pesquisa visa à integração dos estudos no que se refere ao Transtorno do Déficit de Atenção\Hiperatividade (TDAH). O presente artigo contempla definições do TDAH, características, comportamentos, estratégias pedagógicas e o papel da família. Ressaltamos que o impacto desse transtorno na sociedade é enorme, considerando seu alto custo financeiro, o estresse nasfamílias, o prejuízo nas atividades acadêmicas e profissionais, bem como efeitos negativos na auto estima das crianças e adolescentes.
Estudos tem demonstrado que crianças com essa síndrome apresentam um grande risco de desenvolvimento de outras doenças psíquicas na infância, na adolescência e na fase adulta.
Diante desse pressuposto, é necessário conhecer um pouco mais sobre o TDAH que, talvez porfalta de informações, tem sido negligenciado por profissionais da área da educação, que costumam confundi-lo como má educação e criação ou ainda, por falta de limites, gerando consequências graves que podem ir desde aos problemas na aprendizagem até a pré-disposição para o uso de drogas lícitas ou ilícitas, tornando um ser que a própria sociedade exclui devido aos seus delitos.
Este trabalho foiconstituído de pesquisas bibliográficas, revistas e materiais online.
Antes de iniciar as reflexões acerca desse estudo, é necessário observar as estratégias pedagógicas e relacioná-la, com a dinâmica e linha de estudo que deseja aplicar.











1. DEFINIÇÃO DE TDAH

Segundo os autores Dupaul e Stoner (2007, pXV) TDAH se manifesta como um descontrole de comportamento, acarretandodesatenção e/ou hiperatividade-impulsividade no seu jeito de ser, tornando uma criança difícil diante do convívio social e educacional. Esse transtorno tem alta incidência de demonstração em meninos.
Diante dos conhecimentos adquiridos, considera-se esse transtorno TDAH, comportamentos e atitudes diferenciados de crianças no qual se manifesta nos primeiros anos da infância, ou seja, antes dos 07anos e devem exibir em dois ou mais contextos, em casa e na escola ou em outro ambiente que frequentam. Deve exibir pelo menos seis dos nove sintomas de desatenção ou pelo menos dos seis dos nove comportamentos de hiperatividade-impulsividade.

TDAH é um transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em crianças/ ou adolescentes especialmente alunos desatentos que nunca param irrequietos. Elesrepresentam desafios significativos para os profissionais da educação. Muitas crianças exibem dificuldades de comportamento na sala de aula e recebem o diagnóstico de TDAH, por sua vez apresentam: alto risco de dificuldades crônicas, de conquista acadêmica, desenvolvimento de comportamento antissocial e problemas no relacionamento com colegas, pais e professores. (DUPAUL e STONER, 2007, p.XV).1.1 Principais Características

As características do TDAH se destacam pela: desatenção, impulsividade e hiperatividade.
Diante desse pressuposto, o TDAH pode acarretar dificuldades para crianças em contextos escolares, uma vez que, essa criança muitas vezes tem resistência para manter a atenção em tarefas que exigem concentração, conclusão de trabalhos individuais que devem ser executados nacarteira e, é um tanto inconstante. Seu desempenho na sala de aula também pode ser devido à falta de atenção, de interesse e/ou a não compreensão das tarefas propostas pelo professor. Outra negativa relacionada à atenção do TDAH está representada no fraco rendimento de atividades, habilidades não estimuladas, deficiência de estudo, materiais didáticos como livros, cadernos, lápis, entre outrosexpostos desorganizadamente e falta de atenção às orientações e direcionamentos do professor ou discussões em equipe.

As consequências desse arranjo de ações resultam para os demais alunos da sala em desconforto, atrapalha a aprendizagem exibindo impulsividade de várias maneiras, falar sem permissão, conversas paralelas, ficar zangado quando confrontado acarretando negativas na qualidade dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno Déficit de Atenção/ Hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!