TRANSTORNO DA EXCRE O

1465 palavras 6 páginas
A
D

O
N
R ÃO
O
Ç
T
E
S
R
N
C
A
X
R
T E

S A Ú D E M E N TA L
PROFESSORA : IRIS
ALUNOS:
ISABELLA
JOCIMAR
REGIANE
T HAYAR A

TRANSTORNO MENTAL
Transtornos Mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, na vida social, na vida pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e de outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral.
O transtorno da excreção é também um transtorno de ansiedade de separação (ansiedade excessiva em termos evolutivos envolvendo a separação da casa ou das pessoas a quem a criança tem apego)

TRANSTORNO DA EXCREÇÃO
Encoprese :
É um padrão involuntário ou intencional da evacuação de fezes em locais inapropriados, com ocorrência regular, pelo menos uma vez ao mês. O evento deve ocorrer pelo menos uma vez por mês por no mínimo 3 meses, e a idade cronológica da criança deve ser de pelo menos 4 anos ou, para crianças com atrasos no desenvolvimento, uma idade mental mínima de 4 anos.

SUBTIPOS DA ENCOPRESE
Primária: não se observa nenhum período de continência
Secundária: presença temporária de controle esfincteriano anterior
(Trallero, 1995).

Secundária: como recidiva do evento após prazo mínimo de 1 ano de efetivo controle esfincteriano anal (Ajuriaguerra, 1980).
Pode ser diurna ou noturna, sendo esta última menos frequente e de pior prognóstico. Pode ser contínua ou descontínua com influência de situações ambiento-sociais tais como viagens, férias, mudanças de escola, nascimento de irmão, etc.

FISIOPATOLOGIA DA ENCOPRESE
Mecanismo mais comum - retenção que pode progredir de forma lenta (meses ou anos) ou abrupta (semanas a meses), ocasionando diminuição progressiva da sensação de repleção retal e consequente vontade de evacuar e afinamento das paredes deste segmento intestinal como reflexo na diminuição de sua força contrátil. Aumento da reabsorção do material líquido com progressivo "empedramento" das
fezes

Relacionados