TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR TBH

1916 palavras 8 páginas
FACULDADE VALE DO SALGADO
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

CARLIANA VIEIRA LIMA
CLEBIA MARCIA
JOYCE GONÇALVES DE LIMA BEZERRA
MARIA ANAYLE

O TBH E SUA RELAÇÃO COM A CRIATIVIDADE

ICÓ-CE
2014
CARLIANA VIEIRA LIMA
CLEBIA MARCIA
JOYCE GONÇALVES DE LIMA BEZERRA
MARIA ANAYLE

O TBH E SUA RELAÇÃO COM A CRIATIVIDADE

Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade Vale do Salgado como requisito parcial à obtenção de Nota da Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Psicologia.
Professor Orientador Janaina

ICÓ
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROBLEMA E PERGUNTA DE PARTIDA 5
3 HIPÓTESES 6
4 JUSTIFICATIVA 7
5 OBJETIVOS 8
6 REFERENCIAL TEÓRICO 9
7 MATERIAIS E MÉTODOS 13
8 CRONOGRAMA 14
9 ORÇAMENTO 15
10 RESULTADOS ESPERADOS 16
11 REFERÊNCIAS 17
ANEXOS 18
APÊNDICES 19

1 INTRODUÇÃO

O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) é uma doença caracterizada por alterações de humor, com fases de depressão e euforia (mania), tem se tornado cada vez mais discutida devido ao crescimento de casos da doença, pelo menos 5% (Moreno, 2004 e Angst et al., 2003) da população geral já apresentou mania com ou hipomania. Observa-se que dentre estes casos estão inseridas pessoas do universo artístico, muitos artistas já vieram a público falar que são bipolares. Para a psiquiatra Helena Maria Calil, professora livre docente do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), há uma associação histórica entre transtorno bipolar e criatividade. Destaca Calil que os artistas ajudam a diminuir o preconceito, pois, quando alguém muito conhecido admite que tenha o problema, outras pessoas que sofrem da doença e não buscam tratamento acabam se identificando.
Existe certa dificuldade para o diagnóstico da doença, pois há episódios em que ocorre irritabilidade, ideias delirantes paranoides, agitação psicomotora e sintomas depressivos. (Moreno; Moreno; Ratzke, 2005) Isso dificulta o diagnóstico rápido porque são cada vez mais comuns na

Relacionados