Transtonos Alimentares 1 Inf Ncia

785 palavras 4 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS - ESUDA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Aluno: Jorge de Oliveira

Diagnóstico TA: Pica, Transtorno de Ruminação e Transtorno Restritivo-Evitativo.
Transtorno da alimentação da primeira infância
Transtornos alimentares nesta fase referem-se a dificuldade ou inadequação no consumo de alimentos que pode levar a perda de peso, ou falta de ganho deste. Este quadro inicia antes da idade de seis anos e os sintomas parecem não ser devidos a nenhuma condição médica geral. Deve-se proceder uma avaliação dos pais e de fatores psicossociais que estejam contribuindo para o desenvolvimento e a manutenção do problema.
Pica
O nome pica vem do latim e significa “pega”, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase tudo o que encontra pela frente. A pica pode ser observada em todas as idades, mas especialmente em mulheres grávidas e em meninos e meninas, mas especialmente em crianças sofrendo dificuldades no desenvolvimento infantil normal.
Critérios diagnóstico: ingestão persistente de substâncias não nutritivas, inadequadas para o desenvolvimento infantil ao longo de um período de pelo menos um mês; a ingestão de substâncias alimentares não nutritivas e inadequadas para o nível de desenvolvimento do indivíduo; Alimentação diferenciada da prática cultural sancionada. Atrasos no desenvolvimento, retardo mental e história familiar de pica são condições que podem estar associadas. Várias complicações clínicas podem ocorrer, principalmente relacionadas com o sistema digestivo e com intoxicações ocasionais, dependendo do agente ingerido.
Tipos: Acufagia - ingerir objetos pontiagudos, Amilofagia - comer amido (i.e. de milho ou mandioca); Auto-canibalismo - comer partes do corpo (raridade); Cautopireiofagia - ingerir palitos de fósforo apagados;Coniofagia - comer pó; Coprofagia - comer excremento; Emetofagia - comer vômito; Geomelofagia - comer (freqüentemente) batatas cruas; Geofagia - ingerir terra ou solo; Ctonofagia - ingerir terra ou argila

Relacionados