Transtono de Ansiedade Generalizada na Infância 4º completa

4870 palavras 20 páginas
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A ansiedade está ligada a um medo consciente, sendo um sentimento de apreensão, vago e desagradável de medo, que vem a manifestar um desconforto e tensão. A (TAG) é uma inquietação excessiva, ou que venha apresentar motivos injustificados. É preciso que essa ansiedade excessiva dure por mais de seis meses ininterruptamente e precisa ser diferenciada da ansiedade normal.
As crianças com (TAG) apresentam medo excessivo, preocupações ou sentimentos de pânico exagerados e irracionais a respeito de várias situações. Estão constantemente tensas e dão a impressão de que qualquer situação é ou pode ser provocadora de ansiedade. São crianças que estão sempre muito preocupadas com o julgamento de terceiros em relação a seu desempenho em diferentes áreas e necessitam exageradamente que lhes renovem a confiança, que as acalmem. Apresentam dificuldade para relaxar, queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex. palidez, sudorese, taquipnéia, tensão muscular e vigilância aumentada). Tendem a serem crianças arrogantes quando se trata de fazer com que os demais atuem em função de tranquiliza-las.
Segundo FREUD, a ansiedade é um afeto do ego. O ego controla o acesso á consciência e, por meio da repressão, separa-se de qualquer associação com impulsos instintivos do id. Ele censura tanto o próprio impulso quanto a representação intrapsíquica correspondente. (GABBARD, 2006 p.191). A (TAG) é uma doença muito comum. Os genes podem ser fatores determinantes. As situações cotidianas estressantes ou o comportamento aprendido também podem contribuir para o desenvolvimento do TAG. O transtorno pode dar início em qualquer momento da vida, inclusive na infância. As crianças, quando estão sozinhas, receiam que algo possa acontecer a si mesmas ou aos seus cuidadores, tais como acidentes, sequestro, assaltos ou doenças, que os afastem terminantemente destes. Com frequência, demonstram um comportamento de apego demasiado a

Relacionados