Transsações

593 palavras 3 páginas
AS TRANSACÇÕES

Um dos psicólogos que mais estudou as relações interpessoais ou transacções foi Bern12. Segundo este autor uma transacção é uma relação social que ocorre entre dois ou mais indivíduos quando o comportamento, mensagem verbal ou atitude de um deles suscita no outro uma resposta que por sua vez funciona como estímulo para o primeiro e assim sucessivamente. De forma simplificada pode dizer-se que uma transacção é uma troca de estímulos entre duas ou mais pessoas. Hall12 estudou nas transacções as variáveis de contexto cultural e a distância física entre os comunicadores13. Esta distância designou-a por distância social.
Para este autor a distância que separa os comunicadores é um elemento estrutural das transacções. A distância social dita de intimidade situa-se entre os 15 cm e os 45 cm. A de confiança entre os 45 cm e os 120 cm e a das relações formais e públicas, entre os 120 cm e os 360 cm. Esta componente do processo interactivo mostra que para além do conteúdo das mensagens há aspectos não-verbais que também são relevantes para o tipo de comunicação que se estabelece entre os interlocutores. Um destes aspectos não-verbais da comunicação foi estudado através das posições que as pessoas tomam quando se dispõem em círculo ou se sentam a uma mesa e comunicam entre si. A posição que escolhem influencia a comunicação que estabelecem.
Os factores não-verbais da comunicação, como a distância entre os interlocutores, as posturas corporais que assumem durante a comunicação, a troca de olhares e a tonalidade vocal das mensagens, são características das transacções. Quando se observa uma família em interacção dever-se-á terem conta estes aspectos que fornecem informações sobre a proximidade ou afastamento entre os familiares assim como a qualidade das suas relações afectivas.
As transacções podem classificar-se consoante o tipo de mensagem veiculada em transacções complementares e transacções cruzadas.
Nas transacções complementares os interlocutores

Relacionados

  • Sgbd
    745 palavras | 3 páginas
  • Administração de Recursos Humanos
    6816 palavras | 28 páginas
  • Contribuição das áreas da administração para o negócio eletrônico
    6713 palavras | 27 páginas