Transposição do rio são francisco

Páginas: 29 (7098 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
RESUMO
O Rio São Francisco, muito famoso desde a época do descobrimento do Brasil, está nessa pesquisa como foco geral de análise, sendo que através dessa análise muitas outras se desdobram e auxiliam a contextualização do tema que esta sendo exposto. Neste sentido cabe informar que a temática a ser abordada reside na transposição do rio São Francisco. Este trabalho aborda um contexto polêmico,uma vez que mostra os impactos ambientais que o rio São Francisco suporta frente a ações humanas que pretendem alterar seu curso, mudar seu volume de água em benefícios de comunidades que supostamente seriam beneficiadas com tais medidas. Não deixando de destacar também como está o andamento das obras e as técnicas construtivas que estão sendo utilizadas para a execução das mesmas.PALAVRAS-CHAVE: rio São Francisco, transposição, impactos.

ABSTRACT
The São Francisco River, very famous since the time of the discovery of Brazil, this research is focused on general analysis, and many others through this analysis unfold and help to contextualize the topic that is being exposed. In this sense, it must inform you that the issue being addressed is the transposition of the São FranciscoRiver. This work presents a polemical context, since it shows the environmental impacts that the river front of São Francisco supports human actions that seek to alter its course, changing its volume of water in community benefits that supposedly would benefit from such measures. Whilst also highlighting how is the progress of works and construction techniques that are being used for theirimplementation.
WORD KEYS: São Francisco River, Transposition, impacts.

1- INTRODUÇÃO

Divergências, opiniões contraditórias, discussões. Esse é o resultado de qualquer reunião a respeito da polêmica transposição do Rio São Francisco. De um lado, os números apresentados pelo Governo, que não só dão margem à execução do projeto, como o torna a única solução possível para amenizar o problema da seca;do outro, a exigência de uma revitalização urgente do Velho Chico que no seu estado atual não sobreviveria a um projeto tão audacioso.
Historicamente, a realidade hídrica da região Nordeste sempre foi foco de calorosos debates. Estudos, pesquisas, projetos para amenizar os impactos da seca perante a população parecem não ter o resultado necessário. A chave para isso parece ser uma melhorcompreensão de como o solo, a vegetação e a água dessa região interage e como essa população poderia estar preparada para as condições que venham a ser estabelecidas. Após o agravamento da crise do abastecimento hídrico do Nordeste no ano de 1999, a transposição do rio São Francisco passou a ser vista como a única alternativa de solução do problema. Com duas frentes bem definidas, o tabuleiro pareceestar armado: de um lado um grupo “imediatista”, que como é muito bem definido pelo Pesquisador João Suassuna, tem a “ânsia de fazer chegar água, a todo custo, nas torneiras da população, sem haver, no entanto, a preocupação com as consequências impostas ao meio ambiente”, que pode vir a ser uma alternativa precipitada; do outro, um grupo mais ponderado, de certo modo mais preocupado com asconsequências climáticas e mesmo as condições do próprio Rio de suportar uma obra audaciosa como esta. Este segundo grupo, que parece ser caracterizado pela presença de parte da comunidade científica e daqueles que dependem do Rio, atenta para o fato de que o assunto precisa ser amplamente discutido, as condições e os impactos, a médio e longo prazo precisam ser avaliados, bem como os custos reais de algocom tamanha magnitude.
O São Francisco, detentor de uma fama do tamanho da sua importância para o nordestino, tem múltiplas funções: abastecimento de água, navegação, base para geração de energia, irrigação, entre outras. É um bem incomensurável para um povo sofrido e exige a realização de um projeto consciente, a par de suas condições e das condições de sua bacia hidrográfica.
Somente assim é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transposição do RIo São Francisco
  • transposição do rio são francisco
  • Transposição do rio são francisco
  • Transposição do Rio são Francisco
  • Transposicao do rio sao francisco
  • Transposição do rio são francisco
  • Transposição do Rio São Francisco
  • Transposição do Rio São Francisco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!