Transposição do rio são Francisco

Páginas: 22 (5484 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
 Transposição do Rio São Francisco: Os dois lados do projeto

Camila MoreiraFernanda Ferreira
Jackeline Lima1
camila.0902@hotmail.comfer_ferreira27@hotmail.com
jack-l-santos@hotmail.com

RESUMO:
O presente artigo tem como finalidade,fazer uma análise sobre o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, entender o que é o projeto e seus objetivos, observado os pontos positivos e negativos do empreendimento, bem como seus impactos sócio-ambientais e as desapropriação da população ao entorno, decorrente da implementação dessa nova infra-estrutura.
Palavras-chave: transposição do rio São Francisco, Revitalização,Impactos sócio-ambientais.

INTRODUÇÃO:
A transposição do Rio São Francisco é um empreendimento do governo federal que visa o desenvolvimento econômico e social da região nordeste, porém existem muitos opositores contra o projeto afirmando que o mesmo trará conseqüências sócio-ambientais e defendem que a transposição não deve ser realizada, e que o rio precisa é ser revitalizado.
Diante dosfatos, o presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados e discussões sobre o projeto, apresentando os pontos positivos e negativos, bem como fazer uma análise do que é a transposição do rio São Francisco e quem realmente será beneficiado com ela.
A elaboração desse artigo foi baseada nos conhecimentos adquiridos através de leituras realizadas de autores como João Suassuna, Paulo Souto,Ciro Gomes, Gonçalves e outros que abordam o que é a transposição, e seus pontos negativos e positivos. Foram feitas pesquisas em livros, revistas e internet para a concretização desse artigo.
CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO E O PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DAS ÀGUAS.

O Rio São Francisco é o rio da integração nacional. Tem uma extensão de 2.800 km desde o minadouro daCanastra (MG), a 1.600 metros de altitude, até a foz no pontal do Peba (AL). Corta cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), liga Sudeste a Nordeste, cerrado à caatinga, abrangendo cerca de 7% da área do país; tem uma área aproximada de 640.000 km2, onde existe 420 municípios (97 em suas margens), nos quais residem cerca de 14 milhões de pessoas.
O rio São Francisco nasce emMinas Gerais, na Serra da Canastra, desemboca no Oceano Atlântico entre Sergipe e Alagoas. Ao longo do rio encontram-se vegetações, ecossistemas e características humanas diferentes, ele também se modifica em seu percurso, com volume hídrico e usos diferenciados, e atravessa áreas de clima bastante seco e semi-árido.
A bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de água perenepara as populações que habitam suas margens, é aproveitado também para irrigação e fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA).
Pela importância que o rio apresenta e pela falta de água no semi-árido nordestino o presidente Lula em 2004, resgata um projeto antigo e polêmico no Brasil que é o projeto de transposição das águas do rio são Francisco.
O projeto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transposição do RIo São Francisco
  • transposição do rio são francisco
  • Transposição do rio são francisco
  • Transposição do Rio são Francisco
  • Transposicao do rio sao francisco
  • Transposição do rio são francisco
  • Transposição do Rio São Francisco
  • Transposição do Rio São Francisco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!