TRANSPORTE INTERMODAL e MULTIMODAL

6530 palavras 27 páginas
O TRANSPORTE INTERMODAL e MULTIMODAL

Page | 1

O TRANSPORTE INTERMODAL e
MULTIMODAL

O TRANSPORTE INTERMODAL e MULTIMODAL

O TRANSPORTE INTERMODAL e
MULTIMODAL
Transportar significa mover pessoas e/ou mercadorias de um ponto a outro. O meioem que se dá o transporte é que influencia o tipo de veículo a ser usado Page | 2 para tal e é a este meio que se dá o nome de modal. O meio de transporte ou modal pode ser: por água - usando navios, barcaças ou barcos; por ar – aviões ou helicópteros e por terra – através de trens ferroviários, caminhões rodoviários, dutovias ou correias transportadoras, ou ainda, em áreas mais atrasadas, através de tração animal ou ainda, por seres humanos.
Historicamente, o significado do transporte intermodal foi simplesmente a transferência de mercadorias entre diversos modais. Hoje, o conceito implica toda uma visão de sistema relativo à Cadeia de Suprimento (Supply Chain), de maneira a reduzir e se possível eliminar, as interrupções no movimento contínuo de cargas e equipamentos de transporte desde o ponto de origem ao local de destino. Num mundo sem fronteiras, ligado pela web e viciado em velocidade, entregar o produto certo na hora certa com o menor custo é vital para a competitividade.
Gerenciar o imprevisível e garantir que a carga chegue no destino, em total segurança e na hora certa, fazem parte do dia-a-dia das empresas que operam o transporte.Afinal, os custos de transporte podem ser representados por uma equação bem simples: a velocidade encarece; a redução das interrupções barateia. O intermodalismo, portanto, é uma forma integradora do canal de distribuição, destinada a fazer com que o custo básico seja menor que a soma dos custos de cada serviço em separado. À medida que cresce o valor das mercadorias no mercado, mais relevante é o papel da Cadeia de Suprimento. A sua gestão logística, tem chamado a atenção das grandes empresas pela sua complexidade e abrangência . A cada dia, mais o meio empresarial busca conhecer melhor a

Relacionados

  • Distibuição da n.b
    1579 palavras | 7 páginas
  • Logistica de Transporte
    4404 palavras | 18 páginas
  • APOSTILA DE LOGISTICA ADM 2015 1 1
    12916 palavras | 52 páginas