Transporte Dutovi Rio 2014

908 palavras 4 páginas
Gestão de Transportes

Gestão de Transportes
Introdução
Entende-se por transporte dutoviário aquele efetuado no interior de uma linha de tubos ou dutos realizado por pressão sobre o produto a ser transportado ou por arraste deste produto por meio de um elemento transportador.

Gestão de Transportes
Introdução
Assim, a dutovia deve ser constituída de três elementos essenciais: os terminais, com os equipamentos de propulsão do produto, os tubos e as juntas de união destes.
Duto é a designação genérica de instalação constituída por tubos ligados entre si.

Gestão de Transportes
Introdução
O Petróleo e seus Derivados: Este tipo de carga é transportado por oleodutos. Seu uso em escala industrial iniciou-se com o transporte de petróleo no século XIV.


• Não Derivados de Petróleo: Algumas cargas não derivadas do petróleo, como álcool, CO2 (dióxido de carbono) e CO3 (trióxido de carbono), podem ser transportadas por oleodutos.
• Gás Natural: O gás natural é transportado pelos gasodutos, semelhantes aos oleodutos, porém com suas particularidades, principalmente no sistema de propulsão da carga.
• Minério, Cimento e Cereais: O transporte destes materiais é feito por minerodutos que são tubulações que possuem bombas especiais, capazes impulsionar cargas sólidas ou em pó.
• Produtos Diversos: Água, sucos, bebidas.
O transporte é efetuado por meio de um fluido portador, como a água para o transporte do minério a médias e longas distâncias ou o ar para o transporte de cimento e cereais a curtas distâncias.

Gestão de Transportes
Oleodutos
Oleoduto é uma tubulação fechada que é utilizada para transportar petróleo e seus derivados. O fluido é movido de um lugar a outro através de um sistema de pressão. Os oleodutos têm duas desvantagens: não se pode mudar o percurso nem parar o caminho.

Gestão de Transportes
Oleodutos

Gestão de Transportes
Oleodutos

Gestão de Transportes
Gasoduto
Gasoduto é uma tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro. O

Relacionados