Transporte, distribuição e seguro

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
TRANPORTE, DISTRIBUIÇÃO E SEGURO

Etapa 2

A importância da região Metropolitana de Campinas para o Mercosul é muito importante, pois temos na região uma das melhores malhas viárias do pais, podendo transportar toda a produção para o porto; além de termos o maior aeroporto de carga do pais, que contribui assim para o sucesso do processo logístico.

A características da região

a regiãofoi formada em 2000, contento 19 (dezenove) Municípios, que juntos formam 6,5% da população do Estado de São Paulo, podemos destacar nesta região a UNICAMP.
Além de grandes empresas, se instalarem na região, pela facilidade de locomoção, transporte, e localização, dentre elas podemos citar: Toyota, Honda, Pirelli, e outras tantas.

O Mercosul

É um acordo que define objetivos comuns entreBrasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e outros Países que se uniram para alcançar uma melhor posição no mercado econômico mundial.

Os Modais de Transporte

São fatores essenciais no processo logístico, até por que sem eles, mercadoria alguma chegaria ao seu destino. Segundo Keedi (2004, p. 31), existem seis modais de transporte:

Composto por marítimo, fluvial e lacustre;
Composto porrodoviário e ferroviário, sendo o terrestre;
Aéreo.

Para Keedi (2005), intitula as classificações como operações especiais de transporte, que são;

UNIMODAL: Operação que utiliza apenas de um modal para levar a mercadoria da origem ao destino.
INTERMODAL: Operação que transporta a carga com auxílio de mais de um modal. É utilizado para situações em que o trajeto total não comportar um único modal.MULTIMODAL: Realiza o mesmo processo do intermodal, com a utilização de mais de um modal para a execução do serviço. A diferença esta na contratação, realizada apenas com uma empresa, chamada de OTM (Operador de transporte multimodal), que se encarrega e se responsabiliza pela mercadoria durante todo o percurso.
TRANBORDO: Operação que realiza o transporte de mercadorias também em mais de umveículo, mas que utiliza apenas um modal para isso. É caracterizado quando o transporte é realizado por mais de um veiculo do mesmo modal, mas que utiliza o mesmo documento de transporte.

Modais Marítimo e fluvial

A região não possui portos para atracamento de navios e barcos, mas utiliza-se bastante desse modo, pois existe como ligá-la a eles.

Marítimo
É o maior veículo para transportedisponível no país, e representa 95% do transporte de carga.
O navio proporciona a maior capacidade estática individual de carga, disponível em vários modelos para o transporte de mercadorias. Com suas particularidades em relação a estrutura para a sua utilização, como por exemplo, a necessidade de portos para atracamento e dependência de outros modais.

Fluvial

Apesar de não estar inserida naRegião, merece atenção especial, pois junto a RMC nos dá condições de escoar mercadorias ao Mercosul. Que nos permite aprimorar os negócios da RMC.
O entrave é o transbordo obrigatório que deve ser realizado em Foz do Iguaçu, a barragem de Itaipu gera um desnível de 130 metros, que impossibilita a passagem e dificultando a construção de uma eclusa, o que obriga a realização de um transbordoatravés de modal rodoviário por 37 kilometros.

Aéreo

É o mais novo dentre todos os modais, sendo o que é o mais ágil dentre todos, mas merece atenção em relação à estrutura que exige. Hoje na RMC temos um centro de referencia em relação ao transporte aéreo de carga, é o Aeroporto Internacional de Viracopos, que movimenta 30% do volume nacional de cargas, só perdendo para o Aeroporto de Guarulhos,mas a diferença entre eles, é a estrutura, o aeroporto de Viracopos tem toda a sua estrutura voltada para o transporte de cargas.
O modal aéreo é considerado o transporte de cargas para o futuro, pois a otimização logística exige cada vez mais eficiência e eficácia no atendimento ás necessidades.

Rodoviário

O modal rodoviário é atualmente o mais popular entre os citados nesse pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transporte e distribuição de seguros
  • Transportes distribuição e seguros
  • Trabalho transportes, distribuição e seguros
  • Atps Distribuição transporte e seguros
  • Transportes, distribuição e seguro
  • transporte,distribuição e seguros
  • Transporte distribuição e seguros
  • Transporte, distribuição e seguros.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!