Transporte de vitimas

Páginas: 10 (2460 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
TRANSPORTE E REMOÇÃO DAS VÍTIMAS

Introdução

O transporte das vítima é um determinante da boa prestação de primeiros socorros. Um transporte mal feito, sem técnica, sem conhecimentos pode provocar danos muitas vezes irreversíveis à integridade física da mesma. Existem várias maneiras de se transportar um acidentado. Cada maneira é compatível com o tipo de situação em que a vítima se encontrae as circunstâncias gerais do acidente.
Cada técnica de transporte requer habilidade e maneira certa para seja executada. Quase sempre é necessário o auxílio de outras pessoas, orientadas por quem estiver prestando os primeiros socorros. De uma maneira geral, o transporte bem realizado deve adotar princípios de segurança para a proteção da integridade do acidentado; conhecimento das técnicaspara o transporte do acidentado consciente, que não pode deambular; transporte do acidentado inconsciente; cuidados com o tipo de lesão que o acidentado apresenta e técnicas e materiais para cada tipo de transporte. Em muitos tipos de transporte teremos de contar com o auxílio de um, dois ou mais voluntários. Para estes casos a técnica correta também varia de acordo com o número de pessoas querealizam o transporte.
Algumas regras e observações genéricas e teóricas devem ser aprendidas e conscientizadas por todos, independentemente de suas habilidades físicas para realizar o transporte de um acidentado.

Transporte de Acidentados

As técnicas e orientações contidas aqui são as mesmas desenvolvidas, acatadas e recomendadas internacionalmente pela Liga de Sociedade da Cruz Vermelha e doCrescente Vermelho, conforme estabelecido no Curso de Formação de Monitores de Primeiros Socorros, na Cruz Vermelha Brasileira, Caderno nº 2, capítulo 10, 1973.
O transporte de acidentados ou de vítimas de mal súbito requer de quem for socorrer o máximo cuidado e correção de desempenho, com o objetivo de não lhes complicar o estado de saúde com o agravamento das lesões existentes.
Antes de iniciarqualquer atividade de remoção e transporte de acidentados, assegurar-se da manutenção da respiração e dos batimentos cardíacos; hemorragias deverão ser controladas e todas as lesões traumatoortopédicas deverão ser imobilizadas. O estado de choque deve ser prevenido. O acidentado de fratura da coluna cervical só pode ser
transportado, sem orientação médica ou de pessoal especializado, nos casosde extrema urgência ou iminência de perigo para o acidentado e para quem estiver socorrendo-o. Enquanto se prepara o transporte de um acidentado, acalmá-lo, principalmente demonstrando tranqüilidade, com o controle da situação.
É necessário estar sereno para que o acidentado possa controlar suas próprias sensações de temor ou pânico. É recomendável o transporte de pessoas nos seguintes casos:

·Vítima inconsciente.
· Estado de choque instalado.
· Grande queimado.
· Hemorragia abundante. Choque.
· Envenenado, mesmo consciente.
· Picado por animal peçonhento.
· Acidentado com fratura de membros inferiores, bacia ou coluna vertebral.
· Acidentados com luxação ou entorse nas articulações dos membros inferiores.

O uso de uma, duas, três ou mais pessoas para o transporte de umacidentado depende totalmente das circunstâncias de local, tipo de acidente, voluntários disponíveis e gravidade da lesão. Os métodos que empregam um a duas pessoas socorrendo são ideais para transportar um acidentado que esteja inconsciente devido a afogamento, asfixia e envenenamento.
Este método, porém, não é recomendável para o transporte de um ferido com suspeita de fratura ou outras lesões maisgraves. Para estes casos, sempre que possível, deve-se usar três ou mais pessoas.
Antes de remover um acidentado, os seguintes procedimentos devem ter sido observados:
·Restauração ou manutenção das funções respiratória e circulatória
·Verificação de existência e gravidade de lesões
·Controle de hemorragia
·Prevenção e controle de estado de choque
·Imobilização dos pontos de fratura,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transporte de vítimas
  • Seminario Transportes de Vitimas
  • Transporte e remoção de vitimas
  • Evacuação e transporte de vitimas em rio
  • Tecnica de transporte de vitimas
  • Resgate e transporte de vitimas
  • Transportes de vitimas de trauma
  • Importância do transporte à vítima em primeiros socorros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!