Transporte de paciente crítico

Páginas: 13 (3188 palavras) Publicado: 6 de junho de 2012
1-Introdução
Quando toma-se a decisão de realizar um transporte de um paciente critico , vários fatores devem ser analisados e devem ser considerados os benefícios e riscos envolvidos no mesmo, visto que o transporte de um paciente critico envolve elevados riscos potenciais.
A principal justificativa para o transporte de um paciente critico, é a necessidade de cuidados adicionais, sejam elesprestados por especialistas ou novas tecnologias não disponíveis na instituição que o paciente se encontra internado.
Esse transporte pode ser intra ou inter-hospitalar. O transporte intra-hospitalar se faz necessário para realização de exames diagnósticos como tomografias, ressonâncias magnéticas, angiografias ou até mesmo para realização de procedimentos terapêuticos como centro cirúrgicos,unidades de hemodiálise, ou internação em unidades de terapia intensiva. O transporte inter-hospitalar se faz quando há uma necessidade maior de diagnósticos e tratamentos mais avançados que não estão presentes na unidade de internação.
O transporte de pacientes críticos sempre envolve riscos que devem ser previamente avaliados e calculados, sendo o principal deles, a falha na avaliação nosparâmetros cardio-respiratórios o que pode levar a uma instabilidade hemodinâmica com grave prejuízo da oxigenação dos tecidos e que pode trazer sérias e graves consequências . Podem também ocorrer alterações como hiper ou hipotensão arterial, arritmias, obstruções aéreas entre várias outras complicações possíveis.
Tais alterações fisiológicas não estão sempre relacionadas a erros técnicos e podem serconsequências da dor provocada pela movimentação do paciente no seu deslocamento, ou alterações decorrentes da mudança de decúbito do paciente. Outras , porém são consequência da falhas técnicas como a interrupção acidental de infusão de drogas endovenosas, perda de pressão e vazamento de gazes nos cilindros de oxigênio ou até mesmo uma não montagem ou regulagem dos parâmetros adequados dorespirador destinado ao transporte do paciente.
Deve –se também ser levados em consideração os benefícios da realização de testes diagnósticos e intervenções no paciente que apresenta uma instabilidade hemodinâmica muito acentuada , visto que durante o transporte o quadro de instabilidade pode se acentuar e causar serias alterações fisiológicas. Estudos clínicos demonstram que houve mudança naterapêutica em apenas 29 a 39% dos pacientes submetidos a testes diagnósticos, e que em 68% dos mesmos, ocorreram sérias complicações relacionadas ao transporte. Essa avaliação da necessidade nem sempre é bem avaliada.
Tais riscos podem ser minimizados com uma elaboração minuciosa e adoção de protocolos para um transporte mais seguro e que cause o menor dano possível ao paciente que será submetido aomesmo. O transporte deve ser realizado por equipe multiprofissional qualificada e apta para tal cuidado e deve haver uma seleção de equipamentos adequados ao transporte. Não pode haver em nenhum momento interrupção da monitoração ou manutenção das funções vitais do paciente. Os equipamentos disponíveis e o nível de prática da equipe multiprofissional, que envolve médicos, enfermeiros e técnicos deenfermagem devem ser iguais às intervenções requeridas e antecipadas ao paciente. Os grandes hospitais já dispõe de equipe especializada de transporte intra ou inter-hospitalar.
Os riscos envolvendo pacientes com mais gravidade não são bem determinados, não se tem conhecimento exato dos pacientes com maior predisposição a deterioração fisiológica durante o transporte. O que se sabe e tem seobservado que o grupo com maior chance de complicação são aqueles com quadro de falência respiratória e baixa complacência pulmonar, identificados por necessidades de elevada pressão positiva no final da expiração (PEEP).
Muitos serviços ainda utilizam a ventilação manual (AMBU), mas estudos demonstram que quando o transporte se dá com a utilização de ventiladores mecânicos com pressão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paciente Critico E Semi Critico
  • Paciente crítico
  • Pacientes criticos
  • Transporte de pacientes
  • Transporte de pacientes
  • transporte de paciente
  • TRANSPORTE DO PACIENTE
  • O Transporte do Paciente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!