TRANSPORTE DE MEMBRANA

5478 palavras 22 páginas
Fisiologia Vegetal/IB/DCF/UFRuralRJ

Transporte Transmembrana

1o semestre 2003

UFRRJ
INSTITUTO DE BIOLOGIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISILÓGICAS
FISIOLOGIA VEGETAL - IB 311

TRANSPORTE TRANSMEMBRANA

1. Introdução
Todas as células metabolicamente ativas (procarióticas e eucarióticas), apesar de possuírem uma enorme diversidade funcional e anatômica, possuem estruturas semelhantes que as delimitam fisicamente. Estes limites são feitos por uma membrana externa, chamada membrana plasmática ou plasmalema, responsável pelo controle do trânsito de quaisquer substâncias entre o interior e o exterior celular, entre outras funções. Desta forma, as células conseguem atingir a diferenciação bioquímica e estrutural através da compartimentalização interna, dirigida pelas membranas, formando um sistema metabólico complexo e integrado. A compartimentalização é um princípio funcional geral da organização celular, servindo para ordenar e direcionar todos os processos metabólicos, evitando redundância de funções e gastos metabólicos desnecessários.
Dentro da célula, as membranas do retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, mitocôndrias e outras organelas envoltas por membrana, mantêm as diferenças características entre os conteúdos de cada organela e o citosol. A presença do conjunto das enzimas do ciclo de Calvin e do ciclo dos ácidos tricarboxílicos (Ciclo de Krebs) nos cloroplastos e mitocôndrias, respectivamente, são exemplos de compartimentalização.
Apesar das células procarióticas e eucarióticas serem limitadas externamente pela plasmalema (alguns virus também possuem membrana), a célula eucariótica é muito mais complexa que a célula procariótica (e muito maior). A diferença fundamental entre os tipos celulares procarióticos e eucarióticos, é a existência de numerosos sistemas de membranas e organelas
(limitadas por membranas) nas células eucarióticas, muito semelhantes em todos os tipos celulares.
Todas as membranas biológicas têm uma

Relacionados

  • arquiteto
    20219 palavras | 81 páginas
  • Plano de emergencia ambiental posto de combustivel
    17146 palavras | 69 páginas