TRANSPORTE DE CARGAS NAS ÁREAS URBANAS

Páginas: 24 (5840 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

A problemática das cargas nas áreas urbanas é um assunto que deve ser observado e tratado pelo governo através da política urbana, pelo planejamento dos transportes urbanos e pela engenharia de tráfego ou de transporte. Tal assunto poderá comprometer inclusive no tocante ao alcance das metas de crescimento e desenvolvimento econômico e social.
Esse assuntoexige uma consideração especial nas políticas urbanas, no planejamento dos transportes urbanos e na configuração espacial das cidades.
Deve-se pensar em estratégias que sejam adequadas a cada cidade com seu contexto socioeconômico, político e histórico que caracteriza casos particulares. Tal preocupação se deve em virtude das dificuldades que o setor de cargas encontra no cumprimento da tarefade movimentação de bens nessas áreas.
A questão da logística de movimentação de cargas está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico, ao desempenho do transporte de cargas e a minimização de impactos dentro da sociedade.
Com relação ao desenvolvimento econômico, é impactante em termos de economia local, regional estadual e até internacional, e em termos de vantagem competitiva dascidades.
No que se refere à vida no perímetro urbano, podemos destacar problemas como altíssimos níveis de ruídos, intensa poluição atmosférica, e acima de tudo, grandes transtornos aos centros urbanos, tais como, congestionamentos, áreas para estacionar entre outros.
Contudo, o objetivo deste trabalho é demonstrar os problemas que o transporte de cargas urbanas enfrentam, seus impactos ao ambiente e asociedade, e mencionar algumas medidas que minimizam os empecilho causados pelo tráfego de cargas no perímetro urbano.



















2 REFERENCIAL TEÓRICO

Os fluxos de cargas que entram nas cidades ficam a cada dia mais intensos face o aumento da população e das tendências de alto consumo pela sociedade. Alguns fatores colaboram para o aumento desse fluxo, tais como:A distribuição de cargas associadas à construção e a utilização de “megaprojetos” de terminais nas áreas urbanas;
A proliferação das atividades de prestação de serviços e seus efeitos nos veículos, na movimentação de cargas e na geração de empregos;
A evolução das estratégias empresariais de gestão Just in Time, que são as novas tendências da logística que ao diminuírem os estoques de reserva,multiplicam o transporte, ocasionando o congestionamento urbano;
O ingresso de novas empresas no mercado;
O crescimento de venda de veículos de passeio e consequentemente menor utilização de transporte coletivo etc.

2.1 DEFINIÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO URBANA DE CARGAS

Segundo a descrição fornecida pelo US Departamento of Transportation, em 1973:

O transporte e as atividades nos terminaisassociados ao transporte e a movimentação de coisas é o oposto da movimentação de pessoas nas áreas urbanas. Isso inclui a movimentação de coisas para dentro, para fora, através e dentro das áreas urbanas por todos os modos.



Já o manual do Transportation Research Board nº 120, 1971, define:


É toda a movimentação de coisas dentro da área urbana, exceto o abastecimento de água, o esgotamentosanitário e o transporte intermunicipal. Com relação a energia e combustíveis, em razão da dificuldade de delimitação quando esta movimentação se realiza por cabos ou dutos, não são considerados a menos que utilizem caminhões nessa movimentação.



A exclusão das cargas movimentadas por tubulação dá-se, pois assume uma dimensão sem comparação.
Há diversos modais de transporte que movimentamcargas nas grandes cidades, dada a importância dos terminais intermodais de cargas, dos quais destacam-se os portos, terminais ferroviários, aeroportos, terminais de caminhões, etc.
Mas o maior interesse recai sobre os caminhões urbanos, pois certos serviços urbanos são realizados se movimentados por caminhões de serviços públicos, como, por exemplo, água, gás, telefone, energia elétrica, etc....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transportes De Carga
  • TRANSPORTES DE CARGA
  • Transporte de Carga
  • Transporte de cargas
  • Transportes de cargas
  • Transporte de Cargas
  • transportes de carga
  • Transporte de Cargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!