Transporte Aquaviario

Páginas: 5 (1204 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Transporte Aquaviario

Conceito
O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios.Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinónimo.
Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros). Paralelamente a estes transportes a granel, o transporte aquático também cobre o transporte deprodutos previamente acondicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral.
A partir de meados da década de 1960 desenvolveu-se um novo tipo de mercado de transporte aquático, o do contentor (português europeu) ou contêiner (português brasileiro). De um formato padronizado (20 ou 40 pés), estas embalagens revolucionaram não só o transporte propriamente dito, mastambém toda a cadeia logística, desde o produtor ao consumidor. Os transportes rodoviário, ferroviário e, mesmo, aéreo, adaptaram-se de modo a fazer dos contentores uma unidade de transporte intermodal. A mercadoria, uma vez colocada no contentor, não sofre mais nenhum manuseamento direto até ao seu destinatário final (com exceção de qualquer fiscalização aduaneira). O que é manuseado é apenas ocontentor e não o conteúdo.
O modal aquaviario compreende todo e qualquer tipo de transporte que envolva vias aquáticas. Ele é subdividido em: Transporte Maritimo, Transporte Fluvial. Estes modais são realizados respectivamente em mares e oceanos, rio e lagos. O transporte marítimo ainda subdivide-se em: Navegação de Longo Curso, que faz a ligação entre países próximos ou distantes (navegaçãointernacional); Navegação de Cabotagem: realiza a conexão entre os portos de um mesmo pais (navegação nacional). Os navios responsáveis pelo trasnporte dos mais diversos tipos de mercadorias nos modais aquáticos, tem tamanhos e caracteristicas variados, conforme a necessidade da operação.

Transporte Maritimo
O transporte marítimo representa, praticamente, a totalidade dos serviços de transporte nocomércio exterior. Sua grande utilização no transporte internacional, atualmente responsável por cerca de 90% das cargas, é dado devido ao seu baixo custo.
O transporte marítimo pode ser dividido em três formas de navegação, a saber:
Navegação de cabotagem: realizada entre portos do território brasileiro;
Navegação interior: realizada em hidrovias interiores, em percurso nacional ouinternacional;
Navegação de longo curso: utilizada dos portos brasileiros aos estrangeiros.
As companhias marítimas costumam oferecer os seguintes tipos de serviço:
Regular: operado segundo uma rota comercial pré-estabelecida;
Irregular: caracteriza-se basicamente pela inexistência de roteiros marítimos determinados, e é estabelecido em função das oportunidades de negócios surgidas em cada porto.Afretamento: recomendável quando houver grande quantidade de mercadorias a serem transportadas, suficientes para ocupar todo ou parte de um veículo.
Os custos do transporte marítimo são influenciados pelas características da carga, peso, volume, fragilidade, embalagem, valor, distância entre os portos de embarque e desembarque e localização dos portos.
As despesas de frete são baseadas no peso(tonelada) ou no volume (cubagem). O armador cobra o que for mais conveniente para ele.
Quanto aos custos portuários, os países seguem modelos tarifários próprios.
Nesta modalidade, o documento necessário para o transporte internacional é o Conhecimento de Embarque, também conhecido como Bill off Loading.

Transporte Fluvial
É o transporte hidroviário, realizado em rios, portanto, interior....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transporte aquaviario
  • Transporte aquaviario
  • Transporte aquaviario
  • Transporte aquaviario
  • Transportes aquaviario
  • Transporte aquaviario
  • Transporte Aquaviário
  • Transporte aquaviário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!