TRANSPORTADOR DE PE AS ELETROELETR NICA

1308 palavras 6 páginas
TRANSPORTADOR DE PEÇAS ELETROELETRÔNICA

Rafael Carlos Muller

Resumo:O trabalho consiste em desenvolver um Robô de dois eixos (x; y), controlado com microcontrolador e movimento por motor de passo. Utilizado em diversos seguimentos de produção seriadas, como Indústrias alimentícias, automobilísticas, metalúrgica e fundição. O estudo começou no chão de fabrica, local onde eu exerço a função Técnico mecânico, e observou-se a necessidade de automatizar alguns processos de montagem e transporte de peças. O objetivo e substituir a mão de obra manual que exige esforços físicos repetitivo causando acidente e afastamento do operário, e aumentar a produtividade e garantia da qualidade do produto.

Palavras-chave: Microcontrolador. Motor de passo, produção seriada, transporte de peças.

1 INTRODUÇÃO Atualmente a uma necessidade crescente de substituir a mão de obra humana por máquinas, no intuito de melhorar a eficiência, a quantidade, qualidade do produto e principalmente diminuir a mão de obra humana.
Este trabalho pretende apresentar um estudo e desenvolvimento de um transportador de peças, utilizado nas linhas de produção seriadas para aumentar a qualidade do produto, aumentar a eficiência das linhas de produção e eliminar os acidentes de trabalho. Composto de uma placa microcontrolador 16F877A que ira controlar dois motores DC, 4 sensores e uma placa eletrônica ponte H, que movimenta e controla os conjuntos mecânicos.

2 DESENVOLVIMENTO A definição do projeto iniciou-se no segundo período, com croquis feitos a mão, analisando a questão de estar implementando no projeto os 3 conhecimentos base do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industria, mecânica, eletrônica e informática. No terceiro período, na matéria de eletrônica industrial com orientação do professor Carlos Eduardo Magrin, o projeto teve um foco definitivo, ou seja, faltava à parte eletrônica, o conhecimento adquirido nesta disciplina para fazer o controle dos dois eixos e

Relacionados