Transplantede célula tranco de sangue de cordão umbilical

1138 palavras 5 páginas
Transplante de Célula-Tronco de Sangue de Cordão Umbilical

Na vida fetal, as células-tronco aparecem primeiramente no saco vitelínico, após no fígado e finalmente na medula óssea. O sangue de cordão umbilical contém tanto células-tronco multipotentes primitivas, como células-tronco mais maduras, já comprometidas com algumas linhagens, as quais podem ser mantidas em sistemas de cultura. O pico de conteúdo de células ocorre entre 32 e 41 semanas de idade gestacional.
O número de células nucleadas usualmente utilizadas para transplante de sangue de cordão é menor do que o empregado para transplante de medula óssea devido ao limitado número de células disponíveis na unidade de sangue de cordão umbilical coletada. Contudo, a freqüência de células primitivas no sangue de cordão umbilical é maior do que a da medula óssea. Comparadas com células-tronco hematopoiéticas de adultos (HSC), células-tronco hematopoiéticas de sangue de cordão umbilical têm distintas vantagens proliferativas, incluindo a capacidade para formar mais colônias em cultura, uma mais alta de ciclo celular, produção autócrina de fatores de crescimento mais longos.
Estas células estão usualmente em um estado inativo ou não-cíclico comparadas áquelas na medula óssea, mas elas respondem mais rapidamente à estimulação por combinações de citoquinas, incluindo eritropoetina, fator estimulador de colônias de granulócitos-macrófagos, interleucina 3, steel factor (ligante c-kit) e ligante Flt3. Esta resposta está relacionada ao fato de que a proporção de células CD34+CD38 - é significativamente maior do que a que tem sido relatada para a medula óssea de adultos.
A função imune se desenvolve no feto em torno da 12ª á 14ª semana de idade gestacional. Existem algumas diferenças no conteúdo linfóide entre o sangue de cordão e do sangue adulto: uma delas é a presença de células duplamente negativas (CD3+,CD4-, CD8-), as quais estão implicadas no desenvolvimento de tolerância. Análises revelaram que

Relacionados