Transplante de Medula Óssea

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO
Medula óssea é um líquido gelatinoso que comumente está presente no interior dos ossos. Sua principal importância se dá pelo fato de que os principais componentes do sangue são produzidos na mesma, tais como glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. A medula pode ainda ser do tipo espinhal, que está presente entre a cavidade dos ossos e é formada de tecido nervoso, o que auxilia natransmissão de impulsos nervosos do cérebro para o corpo.
O transplante de medula óssea é uma substituição de uma medula doente por células normais de medula óssea, tem como função reconstituir a medula saudável. Esse transplante se divide em dois: autogênico (próprio paciente) ou alogênico (de um doador), podemos encontrar também, transplantes a partir de células do cordão umbilical. (CASTRO;GREGIANIN; BRUNETTO,2001).
A utilização do transplante de medula óssea (TMO) surgiu inicialmente, para estudos relacionados ao tratamento de leucemia, realizado por Brown-Sequard em 1891 porém a primeira aplicação intravenosa da medula só aconteceu mais tarde em 1939, por Osgood.
As primeiras tentativas do transplante de medula óssea como forma de tratamento ocorreu no século XIX. Porém, só obtevealgum sucesso em 1958 por George Mathé. O Dr. Ricardo Pasquini e um grupo de outros médicos realizaram as primeiras pesquisas relacionadas ao transplante de medula óssea no Brasil, em 1979 é realizado o primeiro transplante de medula óssea. Em 1987, Odone e Cols realizaram o primeiro transplante de medula óssea em criança portadora de tumor sólido no Hospital Sírio-Libanês. Em 1996, Dr. Dulley eDr. Massumoto realizaram o primeiro transplante alogênico de medula óssea ambulatorial no Brasil. (Disponivel em; http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2004/2ano/medula/historico.htm)
Atualmente, o transplante de medula óssea tem sido utilizado amplamente e tem-se obtido resultados positivos. Em crianças, o transplante de medula óssea é diferente. Os cuidados, o tratamento, aqualidade de vida e entre outros fatores são diferentes em relação a adultos. (ANDERS; LIMA; 2004).

2 JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido por não estar sendo abordado com mais frequência nas mídias. Além de ser um assunto importante, pois trata dos detalhes do transplante de medula óssea com uma abordagem maior na parte pediátrica.

3 OBJETIVO
- Apontar quando um transplante é necessário, oscuidados para o tratamento e as condições no pós-operatório.
4 METODOLOGIA
Os estudos deste trabalho foram baseados em artigos publicados principalmente nas bibliotecas virtuais de artigos Bireme, Scielo e informações contidas no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
5 RESULTADOS PRELIMINARES

5.1 O que pode levar a necessidade do transplante?
A indicação do transplante depende, em geral,da doença e da fase da doença em que os pacientes se encontram. Para muitos casos, não há como controlar a doença somente com a quimioterapia e radioterapia convencional e a realização do transplante poder ser o melhor recurso terapêutico para alcançar a cura.
Algumas das doenças que podem necessitar transplante são a anemia aplástica grave e alguns casos de leucemia. A Anemia Aplástica tem comocaracterística a baixa produção de células do sangue na medula, tende a não ser uma doença maligna porém o transplante é um tratamento para substituir a medula afetada por uma saudável. Já a Leucemia é um tipo de câncer que afeta diretamente a função e crescimento de leucócitos (glóbulos brancos) nesse caso o transplante é um complemento à radio e quimioterapia.
Estimativas de novos casos deLeucemia: 11.370, sendo 5.050 homens e 4.320 mulheres (2014). (Disponível em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/ site/home/leucemia; acessado em 24 de abril, 2014)
A Leucemia é uma doença que progride de maneira rápida, uma vez que seus sintomas são decorrentes do acúmulo de hemácias, leucócitos e plaquetas. Alguns de seus sintomas são a fadiga, palpitação e anemia, que acontecem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transplante de Medula Óssea
  • Transplante de medula óssea
  • Transplante de medula óssea
  • Transplante de Medula óssea
  • Transplante de medula óssea
  • Transplante de Medula Óssea
  • O que è transplante de médula óssea
  • Transplante de Medula óssea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!