Transmissão

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
O sistema de transmissão automotiva é o responsável por transmitir a força, rotação e torque, produzidos pelo motor, até as rodas, antes, passando pelo sistema de embreagem, caixa de câmbio, diferencial e semi-eixos.
A transmissão da força gerada pelo motor existe no automóvel desde sua criação. No começo a transmissão era realizada por polias e correias ou por discos de atrito colocadosperpendicularmente entre si. Depois as relações de transmissão foram introduzidas e criadas às caixas de relações, conhecidas popularmente por caixa de câmbio.

Relação de transmissão por polias e correia
As transmissões de força podem ser efetuadas nas rodas dianteiras, traseiras ou nas quatro rodas, independentemente da posição do motor, que pode estar atrás do veículo, na frente ou no centro doveículo.

Os tipos mais comuns de transmissões são mecânicas, aquelas que o motorista realiza a mudança de marcha e acionando a embreagem e uma alavanca de seleção, mas existem transmissões automáticas que realizam as trocas por meio hidráulico com comandos sensoriais ligados a caixa, motor e pedal de acelerador.

A transmissão do veículo é um sistema importante e deve ser compreendido noentendimento do funcionamento do automóvel, as transmissões estão evoluindo e a tecnologia no desenvolvimento de novos produtos são contínuos na indústria automotiva.
TREM MOTRIZ
Sistema mecânico com a função de prover adequadas condições de força e de velocidade ao veículo, para vencer os esforços de inércia e de resistência ao movimento, ou à mudança de uma condição de movimento para outra.

Otrem motriz deve oferecer relações de transmissão adequadas para efetivamente utilizar a potência do motor. Particularmente em veículos comerciais, a escolha correta do trem motriz torna possível manter o motor operando dentro de uma faixa de funcionamento de máxima performance ao menor custo. Esta faixa ocorre onde o motor produz a máxima potência por unidade de massa de combustível.
As funções dotrem motriz podem ser assim apresentadas:
1) Prover a um veículo um estado de movimento partindo de um estado estacionário (imóvel ou não);
2) Adequar torque e rotação do motor ao eixo do veículo conforme as necessidades detração;
3) Permitir movimento avante e à ré;
4) Compensar variações de rotação entre as rodas de um mesmo eixo de tração em curvas;5) Compensar variações de rotação entre eixos motrizes (em alguns veículos multitração) em curvas;
6) Manter o motor operando dentro de uma faixa ideal de consumo e emissão de poluentes;
7) Permitir a conexão e desconexão do motor com o próprio trem motriz, mesmo emmovimento, de forma suave e progressiva;
8) Permitir movimento relativo entre o motor e componentes do trem motriz devido aos movimentos da suspensão.

Curvas típicas de um motorciclo Otto apresentando a potência máxima e o torque máximo.

A primeira figura (à esquerda) mostra curvas típicas de um motor Diesel apresentando a potência máxima e o torque máximo. Com a indicação da curva de consumo de combustível pode-se determinar a faixa ótima de funcionamento. A seleção do trem motriz deve ser feita de modo a manter o motor funcionando preferencialmente na faixade consumo ótimo.
Já a segunda figura mostra curva de desempenho de um veículo, apresentado o desenvolvimento das velocidades em cada marcha em função da rotação do motor. Nota-se a faixa de utilização do veículo em cada marcha, em função dos limites mínimos e máximos de rotação recomendados para o motor, e a faixa econômica, onde o consumo de combustível é mínimo.
COMPONENTES DO TREM MOTRIZ
Oscomponentes do trem motriz podem ser agrupados em grandes conjuntos, como segue:
• Embreagem: acopla o próprio trem motriz ao motor;
• Caixa de câmbio: permite adequar as condições de torque e rotação do motor às condições de marcha do veículo;
• Diferencial: compensa variações de rotação entre rodas motrizes de um veículo;
• Sistema de controle: supervisiona o funcionamento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • de transmissão
  • Transmissão
  • Transmissao
  • Transmissão
  • transmissão
  • Transmissão
  • transmissao
  • Transmissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!