Transmissão

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 24 de junho de 2012
Universidade Estadual do Amazonas
Escola Superior de Tecnologia – EST

Pesquisa em Instrumentação Meteorológica: Transmissão de Dados via Wireless

Marcelo Pedro Almeida de Andrade

Matrícula: 0825010297

Prof. Dr. : Júlio Tóta

Manaus – 2011

Universidade Estadual do Amazonas
Escola Superior de Tecnologia – EST

Pesquisa em Instrumentação Meteorológica: Transmissão de Dados viaWireless

Pré-Projeto apresentado como forma de iniciação científica, do curso de Engenharia, da Universidade Estadual do Amazonas, orientado pelo professor Júlio Tóta.

Marcelo Pedro Almeida Andrade

Matrícula: 0825010297

TEMA: Pesquisa em Instrumentação Meteorológica

Manaus - 2009

3

SUMÁRIO

1. 4. 5. 6. 7.

INTRODUÇÃO
OBJETIVOS METODOLOGIA CRONOGRAMA PERSPECTIVAREFERENCIAS

4 6 7 8 9 10

4

INTRODUÇÃO

Para ter uma transmissão sem fios simples são necessários dois equipamentos: o transmissor e a placa receptora de rede sem fio. O Ponto de O transmissor por um lado está recebendo as informações a serem enviadas por uma ligação com fios e por outro faz a comunicação através de ondas de rádio com outros equipamentos sem fios receptores. A placa receptorawireless (sem fio) instalada ou nativa em um equipamento, como por exemplo, um computador pessoal, ou qualquer outro equipamento com esse recurso se liga ao transmissor propriamente dito através de ondas de rádio. As redes sem fio apresentam uma série de vantagens no que diz respeito à transmissão de dados. A Flexibilidade é m fator importante, pois dentro da área de cobertura, uma determinadaestação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar, uma vez que as ondas de rádio podem ser configuradas de tal maneira e chegarem em uma variedade de topografias para atender a aplicações específicas. Outra questão importante quando se fala em transmissão por ondas de rádio é a interferência do sinal, partindo do objetivo deuma transmissão de longo alcance e sem interferências, foram escolhidos os módulos wireless xBee, que são módulos de rádio utilizados para efetuar comunicação serial entre dois pontos (ponto a ponto ou ponto a multiponto), que utilizam o protocolo Zigbee que este por sua vez utiliza como base o protocolo IEEE 802.15.4, o que garante fidelidade na conexão. São produzidos pela DIGI (antiga MaxStream)e possuem duas versões a série 1 e 2. Série 1 e 2 não se comunicam entre si e se diferenciam pelo consumo de energia e abrangência do sinal. A instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através locais onde sua durabilidade estaria comprometida, portanto uso mais eficiente do espaço físico. Até mesmo vantagens econômicas em longo prazo podem ser observadas, mesmo sendo maisdispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas vantagens como melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como laptops,

5

rede de dados, aplicativos, agilidade nas respostas e observações dos resultados. Outra vantagem ainda, importante ser mencionada, é o baixo custo de manutenção além do que deverão ser feitas com uma freqüência menor. Em contrapartida, observam-se algumasdesvantagens significativas. Apesar dos grandes avanços na área, a transmissão de dados sem fio ainda fornece uma transmissão lenta em comparação com a rede cabeada.

6

1. OBJETIVOS

2.1 Geral:
Propor um modelo de transmissão de dados via wireless eficaz, a fim de se obter uma transmissão dos dados captados pelos sensores meteorológicos mais segura e confiável por meio do uso de algumastecnologias existentes e desenvolvimento de próprias tecnologias e aplicações dos estudos, tendo em vista a atenuação do impacto ambiental e custos de manutenção gerados pelo sistema atual.

2.2 Específicos:
1) Apontar possíveis soluções ao problema proposto, considerando viabilidade, confiabilidade de transmissão e custos de implementação. 2) Desenvolver uma metodologia aplicada à implantação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • de transmissão
  • Transmissão
  • Transmissao
  • Transmissão
  • transmissão
  • Transmissão
  • transmissao
  • Transmissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!