Transmissão materno fetal, desenvolvimento e tratamento da toxoplasmose: um levantamento de dados para a região sul do brasil, em especifico estado do paraná.

Páginas: 20 (4811 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
TRANSMISSÃO MATERNO FETAL, DESENVOLVIMENTO E TRATAMENTO DA TOXOPLASMOSE: UM LEVANTAMENTO DE DADOS PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL, EM ESPECIFICO ESTADO DO PARANÁ.

¹Camila de Andrade Sette.
²Daniella Maciel de Arruda.
³Vivian Mara Côrtes Camargo.

RESUMO
Toxoplasma gondii considerado agente etiológico da toxoplasmose, foi descoberto há pouco mais de um século pelo médico italiano, Splendore, emterritório brasileiro. O T. gondii, é um parasita capaz de contaminar o solo, a água e os vegetais de uma maneira muito resistente. A toxoplasmose tem distribuição mundial, sendo que aproximadamente 1 a cada 10.000 nascidos vivos têm a infecção congênita. A transmissão transplacentária assume especial dimensão quando se sabe que a toxoplasmose aguda da gestante infecta o feto em 40% dos casos e asconsequências podem ser o aborto ou sequela grave para o concepto com déficit visual e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Outras maneiras como o transplante de órgãos e transfusão sanguínea também podem transmitir toxoplasmose. Embora a maioria dos casos sejam assintomáticos, a toxoplasmose congênita pode trazer prejuízos muito comprometedores se não tratada. O presente artigo busca umlevantamento de referencial bibliográfico e de índices para a Região Sul do Brasil, que possam colaborar e alertar para uma patologia “silenciosa” que pode trazer sérias consequências.




PALAVRAS-CHAVE: T.gondii; Toxoplasmose; Toxoplasmose Congênita; Sequelas;






__________________________________
1/2Alunas de Graduação em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Contato:danizinhaarruda_87@hotmail.com.
3Professora Assistente II da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


1. INTRODUÇÃO


O presente estudo investiga os modos de transmissão da toxoplasmose na Região Sul do Brasil, em específico no estado do Paraná.
Segundo CIMERMAN, (2005), há pouco mais de 40 anos a infecção humana pelo Toxoplasma gondii (agente etiológico da toxoplasmose), era questão consideradapor apenas alguns pesquisadores. Durante este período, a toxoplasmose era apenas uma citação bibliográfica, cheia de interrogações e emaranhada em hipóteses. Os conhecimentos sobre essa doença não eram tão abundantes como os de que se dispõe hoje, onde a importância da protozoose está claramente caracterizada. Segundo REY, (1991), o parasita foi descoberto em 1908, quase ao mesmo tempo porSplendore em um coelho, no Brasil, e logo depois por Nicolle e Manceaux no Gondi, no norte da África.
De acordo com CIMERMAN, (2005), podem-se distinguir quatro etapas na evolução dos conhecimentos sobre o assunto: a descoberta do agente etiológico; descrição no homem; introdução de reações sorológicas para o diagnóstico e a identificação do hospedeiro definitivo.
A toxoplasmose é uma protozoose,causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Os únicos hospedeiros definitivos da infecção são os felídeos, representados pelos gatos. De acordo com WONG, (1994), o hospedeiro definitivo é o principal transmissor do Toxoplasma gondii ao homem, e aos demais mamíferos e aves que são os hospedeiros intermediários.
Toxoplasma gondii é um parasita intestinal dos felídeos, que podem se contaminarpor três tipos de formas infectantes: por taquizoítos (pseudocistos) presentes em células infectadas durante a infecção aguda; por bradizoítos, residentes em cistos teciduais latentes; por esporozoítos liberados de oocistos. Estas formas são liberadas pelos sucos digestivos no trato intestinal que invadem as células epiteliais da mucosa intestinal dos felídeos e podem então seguir três destinos.Observe o ciclo:
[pic] Ciclo do T. gondii
Fonte: LOPES, A. Tratado De Clinica Medica, Volume III, págs: 4143-41476. Rocca, 2006. Acesso em 10/10/2010. Disponível em: http://www.misodor.com/TOXOPLASMOSE.php.


O primeiro destino é a reprodução assexuada que ocorre nessas células, denominada ciclo enteroepitelial, resultando em produção de novas formas infectantes que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Levantamento de dados Coréia do Sul
  • A REGIÃO SUL E SEUS ESTADOS
  • A contribuição do programa consulta popular ao desenvolvimento da região nordeste do estado do rio grande do sul,...
  • A exploração do trabalho infantil no brasil e sua trajetoria na região oeste do estado do...
  • Região Sul do Brasil
  • Região sul do brasil
  • Região sul do Brasil
  • REGIÃO SUL DO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!