Transmissão de dados

Páginas: 6 (1292 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
Exemplo: uma carga absorve uma corrente de 1A. A frequência de rede de alimentação é de 60Hz e o nível máximo de ondulação é de 3V (p-p). Sabe-se também que EC (máx.) é igual a 25 V e EC (mín.) é igual a 7Ve que o circuito de retificação é o de onda completa :

Solução;
O enunciado do problema nos forneceu as seguintes informações:
IC=1A
EO(p-p)=3V(p-p)
F=60HZ
EC(máx)=25v
EC (mín)=7VAtravés da fórmula, determine o valor da tensão eficaz da ondulação:
Eo = ==1,1V

Por outro lado, o valor de pico da ondulação (Eop) é metade da do valor pico -a- pico da ondulação. Assim, teremos:

Eop==

Eo=1,5V

Para determinarmos a tensão continua sobre a carga (Ec), devemos estabelecer os valores máximos e mínimos. O valor máximo de EC deve ser menor ou igual à máxima tensãoadmitida pela carga menos a tensão de pico da ondulação antes da filtragem:

EC(máx.) 8,5v

Como o enunciado do problema não estabeleceu um valor preferencial deve-se usar o valor médio:

EC ==16V

O valor de pico da tensão alternada (Ep) deve ser um pouco menor que Ec(máx.). Admitindo uma variação de, mais ou menos, 15% na rede, pode-se considerar Ec igual a 20Volts, isto porque, mesmo que atensão tenha um aumento de 15%, a tensão subiria para 23 Volts, que ainda é menor que o valor de Ec(máx.).

O percentual de ondulação é calculado através da formula:
%Ondulação = X100% =x100%

%Ondulação =6,8%

A queda de tensão no filtro será:

K= x100%=x100%

K=80 %


A figura 5 apresenta dois grupos de 4 curvas cada um . Conforme o quadro explicativo, o grupo de cima corresponde àretificação de meia onda e o grupo de baixo á retificação de onda completa e em ponte. O quadro mostra ainda, que em cada grupo, a primeira curva , a contar de cima para baixo, vale:

=0,1% .

A segunda curva vale para =1%.

A terceira curva vale para =10%.

A quarta curva vale para =30%.

Como o enunciado do problema diz que o circuito é de retificação de onda completa, vale, portanto,o grupo de baixo. Assim, marca-se no eixo vertical (ordenada) o ponto A para ondulação =6,8%, conforme o calculo realizado. Traça-se por este ponto uma linha horizontal até que corte o grupo mencionado de curvas. No cruzamento desta linha horizontal com a curva que corresponde a =0,1% (ponto B), traça-se uma linha vertical até o eixo horizontal (Abscissa) determinando, portanto, o ponto C Damesma forma, do cruzamento da linha horizontal com a curva que corresponde a = 30% (ponto D), traça-se outra linha vertical até cortar o eixo das abscissas, determinando o ponto E.

O ponto C corresponde a aproximadamente 12 e o ponto E, a aproximadamente 7,5. Logo, o fator está compreendido entre 7,5 e 12, para a relação compreendida entre 0,1% e 30 %.
Como o circuito escolhido foi de ondacompleta, a figura a ser utilizada é a 2. Nela, marcamos na ordenada (eixo vertical ), a redução achada:80% (ponto A) e por aí passa-se uma linha horizontal. Em seguida, marca se no eixo das abscissas os pontos onde vale 7,5 e 12 (pontos B e C). A partir destes pontos erguem-se duas linhas verticais ate encontrarem a linha horizontal a partir do ponto A. Nos cruzamentos (pontos D e E), verifica se ascurvas que passariam por estes pontos.

Observe que o ponto D esta um pouco acima da curva para =6%, enquanto que o ponto E esta um pouco abaixo para esta mesma curva.

Como, nesta situação, a faixa estreitou bastante, pode-se escolher qualquer valor neste intervalo. Por exemplo, pode-se escolher =6%.
Vale mencionar que neste processo não adianta se preocupar em demasia com a precisão docálculo. Verifique que existem curvas para igual a 1% e para 10%. Desse modo, não existe diferença pratica entre valor 5,5% e 6% escolhendo-se o valor inteiro mas próximo que neste caso, é 6 %.

Voltando à figura 5 e entrando com um valor =6% como parâmetro, o cruzamento com a linha horizontal que passa pelo ponta A (%ondulaçao=6,8%) determina o ponto F. traçando uma linha vertical pelo F,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transmissão de dados
  • Transmissão de dado
  • Segurança na transmissão de dados
  • Meios Físicos de transmissão de dados
  • Comunicações óticas para transmissão de dados
  • EDI
  • Segurança e criptografia na transmissão de dados
  • Segurança e criptografia na transmissão de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!