Transmissão de dado

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
FACULDADE ATENAS MARANHESE – FAMA
CURSO: REDES DE COMPUTADORES

Fabiana Gonçalves Penha
Flavio Dimitri
João Paulo Cardoso Vale
Jucilene Nascimento
Luciana Galeno
Kamila Diniz
Thiago Neves

ROTEAMENTO DINÂMICO

São Luís
2012

Fabiana Gonçalves Penha
Flavio Dimitri
Jucilene Nascimento
João Paulo
Luciana Galeno
Kamila Diniz ValeThiago Neves

ROTEAMENTO DINÂMICO
Trabalho apresentado para obtenção da nota parcial do curso de redes de computadores



São Luís
2012

INTRODUÇÃO

O roteamento dinâmico é estabelecido quando colocamos uma máquina entre duas ou mais sub-redes diferentes e há a livre passagem de pacotes entre elas, quando necessário. É importante ressaltar que o roteamento sóira funcionar quando for feito entre sub-redes diferentes. O roteamento também é útil para diminuir o tráfego na rede como um todo, pois só deixa o pacote mudar de sub-rede se isso for realmente necessário.
Como visto no roteamento estático as informações que um roteador precisa saber para poder encaminhar pacotes corretamente aos seus destinos são colocados manualmente na tabela de rotas.Diferentemente, no roteamento dinâmico, os roteadores, podem descobrir estas informações automaticamente e compartilhá-la com outros roteadores via protocolos de roteamento dinâmicos.
Um protocolo de roteamento dinâmico é uma linguagem que um roteador fala com outros roteadores a fim de compartilhar informações sobre estado alcançabilidade e estado das redes.
Protocolos de roteamentodinâmico permitem determinar o próximo melhor caminho para um destino se o atual torna-se inacessível devido à queda de um link ou se uma região fica inacessível em virtude do congestionamento.














ROTEAMENTO DINÂMICO
Depois que o administrador fizer a configuração através de comandos para iniciar o roteamento dinâmico, o conhecimento das rotas seráautomaticamente atualizado sempre que novas informações forem recebidas através da rede. Essa atualização é feita com a troca de informações entre roteadores vizinhos em uma rede.
Protocolos de Roteamento
São protocolos que servem para trocar informações de construção de uma tabela de roteamento. É importante ressaltar a diferença entre protocolo de roteamento e protocolo roteável. Protocoloroteável é aquele que fornece informação adequada em seu endereçamento de rede para que seus pacotes sejam roteados, como o TCP/IP e o IPX. Protocolo de roteamento possui mecanismos para o compartilhamento de informações de rotas entre os dispositivos de roteamento de uma rede, permitindo o roteamento dos pacotes de um protocolo roteado. Exemplo de protocolo de roteamento: RIP, OSPF.
Esta capacidade dese adaptar (compensar) às mudanças de topologia é a vantagem mais importante que o roteamento dinâmico oferece quando comparado ao roteamento estático.
Apesar das suas vantagens:
* Protocolos de roteamento dinâmico criam tráfego extra na rede.
* Podem ocorrer loops de pacotes enquanto a informação de roteamento está sendo trocada entre os roteadores
* Enquanto os roteadores tentamentender o que está acontecendo pacotes para um mesmo destino podem ser enviados por rotas diferentes e links bidirecionais podem ser tratados de forma distinta, confundindo o gerenciamento da rede e as aplicações de rede em execução.
Todo protocolo de roteamento dinâmico é construído sobre um algoritmo. O algoritmo de roteamento deve, no mínimo, especificar o seguinte:
* Um procedimento parapassar informação de alcançabilidade de redes a outros roteadores;
* Um procedimento para receber informação de alcançabilidade de outros roteadores;
* Um procedimento para determinar rotas ótimas baseado na informação de alcançabilidade disponível e para armazenar essa informação na tabela de rotas;
* Um procedimento para reagir a, compensar e divulgar mudanças de topologia em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transmissão de dados
  • Segurança na transmissão de dados
  • Meios Físicos de transmissão de dados
  • Comunicações óticas para transmissão de dados
  • EDI
  • Segurança e criptografia na transmissão de dados
  • Segurança e criptografia na transmissão de dados
  • Meios de transmissão de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!