Transmissão de calor

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Transmissão de Calor
Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, convecção e radiação.
[pic]

Transmissão de Condução

É o processo de transmissão de calor em que a energia térmita passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagemda energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.Notemos que, se não existissem as partículas constituintes do meio, não haveria a condução de calor. Portanto:
A condução de calor é um processo que exige a presença de um meio material para a suarealização, não podendo ocorrer no vácuo (local isento de partículas).
O calor propaga-se através da parede do forno de uma pizzaria.


Transmissão de Convecção

Para ilustrarmos a convecção, imagineuma sala onde ligamos um aquecedor elétrico que está colocado no chão, no centro dessa sala.
O ar em torno do aquecedor se aquece, tornando-se menos denso que o restante. Com isto, ele sobe e o ar frio desce, havendo uma troca de posição do ar quente que sobe com o ar frio que desce. A este movimento de massas de fluido chamamos convecção e as correntes de ar formadas são correntes de convecção.Na sala, o ar quente (menos denso) sobe, enquanto o ar frio (mais denso) desce.
Portanto. a convecção se constitui de movimentos de massas fluidas. trocando de posição. Notemos que não tem significado falar em convecção no vácuo.
Assim, podemos afirmar que a convecção somente ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores), não podendo ocorrer nos sólidos c no vácuo.
A convecção pode sernatural, quando é ocasionada por diferenças de densidade devido à diferença de temperatura entre as massas de fluido, ou forçada, quando é ocasionada por bombas ou ventiladores. 
Observemos que na convecção não há passagem de energia de um corpo para outro, mas apenas estes é que mudam de posição.
Sendo assim, concluímos que, a rigor, a convecção não é um processo de transmissão de calor, pois não hápassagem de energia de um corpo para outro.
Exemplos:
I) Aparelho de ar-condicionado e aquecedor elétrico
No verão, o aparelho de ar-condicionado introduz o ar frio nas salas, pela parte superior. Desse modo, devido à sua maior densidade, o ar frio desce, provocando a circulação do ar contido na sala. 
O aparelho de ar-condicionado deve ser colocado na parte superior da parede da sala.
Noinverno, o ar aquecido pelo aquecedor elétrico deve ser produzido na parte inferior da sala.
Note-se que se fosse feito o contrário, o ar frio (mais denso) continuaria embaixo e o ar quente (menos denso) continuaria em cima, não havendo circulação de ar.
II) Brisas litorâneas
À beira-mar, a areia, tendo calor específico muito menor que o da água, aquece-se mais rapidamente que a água durante o diae resfria-se mais rapidamente durante a noite. 
Sendo assim, temos:
DURANTE O DIA: O ar próximo da areia fica mais quente que o restante e sobe, dando lugar a uma corrente de ar da água para a terra. o vento que, durante o dia, sopra do mar para a terra.
Durante o dia, as brisas sopram do mar para a terra.
DURANTE A NOITE: O ar próximo da superfície da água resfria-se menos que o restante.Com isso, ele fica mais quente que o restante e sobe, dando lugar a uma corrente de ar da terra para a água. Éo vento que, durante a noite, sopra da terra para o mar.
Durante a noite, as brisas sopram da terra para o mar
III) Geladeira doméstica
Nas geladeiras, o congelador é sempre colocado na parte superior, para que o ar se resfrie na sua presença e desça, dando lugar ao ar mais quente, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transmissão de Calor
  • Transmissao De Calor
  • Transmissão de Calor
  • transmissao de calor
  • Transmissão de calor
  • Transmissão de calor
  • TRANSMISSÃO DE CALOR
  • transmissao de calor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!