Transito

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
DESENVOLVIMENTO


TRÂNSITO E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

No passado as redes viárias foram um grande fator de integração e domínio para muitas nações que dominaram o mundo na antiguidade, principalmente para o Império Romano. Os romanos entenderam que para uma perfeita ligação entre a sede do império em Roma e as provícias agregadas conforme as inúmeras vitórias nas batalhas militares,era necessário um fator crucial de comunicação dessa integração, que era a construção de vias para este fim. Os romanos não eliminavam dos povos conquistados a totalidade da sua identidade, cultura, cidades, sistemas públicos, administração, mas somente a liderança política. Influenciando nos povos a cultura Greco-romana e impondo-lhes sua administração por meio da força de suas legiões e também orespeito as suas leis e normas jurídicas romanas.
A primeira via contruída pelos romanos foi a Via Ápia, feita em 312 a.C. para unir Roma a cidade de Cápua. Nos finais da República à época de Julio Cesar, a península itálica já comportava uma grande quantidade de Vias Artériais, ostentando cada rota o nome do censor que a criara. Tais vias não estavam pavimentadas em toda a sua extensão salvoexcepcionalmente, como era o caso da Via Ápia, que fora progressivamente lageada em todo o seu percurso.
A medida que se expandia o Império Romano com a adoção de novas províncias, a rede viária romana principal atingira, uma incontável quantidade de vias secundarias de menor qualidade, que chegavam a extensão de cerca de 150.000 quilômetros. O uso destas vias eram intensas, sempre sendotransitadas por pedestres, animais com carga ou não, comerciantes, cidadãos romanos de todas as províncias e de inúmeras regiões que seguiam para a sede do Império Romano, transitando sempre aos longo desses eixos viários. Muitas civilizações mediterrânicas fundaram seu desenvolvimento comercial quase que unicamente apartir dos seus portos. Os romanos utilizaram sua rede de estradas em paralelo com suafrota comercial sediada no porto de Óstia, que era o porto de controle do Imperio Romano desde que em 50 a.C. o seu general Pompeu dominou e eliminou dos mares do mediterrâneo, dos piratas e inimigos do império, organizando as vias e rotas marítimas para o domínio romano. Com isso favoreçeu também os intercâmbios no interior continental, promovendo a expansão mercantil nas regiões que compunham ointeresse viário comercial de Roma. Regiões inteiras especializaram-se no comercio de vinhos e azeite como na Hispãnia, cereais como a Numídia, cerâmicas e carnes como a Gália. É de se notar como a funcionalidade desta rede de estradas pavimentadas perduraram muito depois do fim do império romano. Muitas das estradas atualmente seguem o mesmo traçado e engenharia de construção romano mesmo sendouma tecnologia antiga, mas, eficiente. Foi por causa deste sistema de vias que tem-se o ditado até hoje... “Quem tem boca vai a Roma”, ou mesmo “Todos os caminhos levam a Roma”(DURANT; WILL, 1971, p.271).
No Império Romano além de engenheiros ocupados com as condições de vida de seus cidadãos, construindo sofisticadas infraestruturas como canalizações, aquedutos e estradas que se estenderam portudo o Império, sua engenharia se notabilizou por sua rede viária. Apesar de não ofereçer o conforto do alfalto de nossos dias, suas vias eram feitas em camadas de terrenos compactados e cobertos por camadas de rochas basalticas que não proporcionavam a continuidade e suavidade ao pavimento, mas que se encontravam fixadas e firmes pelo conjunto, juntamente sobrepostos em todos seus percursos mesmodois mil anos depois. Isto se deve as técnicas de preparação do terreno, em que eram colocadas várias camadas de materiais para assegurar sua estabilidade, sendo que as rochas basalticas eram inseridas somente no final para revestimento.
Na atualidade os metodos de construção de estradas não mudou muito desde antiguidade e principalmente sua utilidade para atividades comerciais, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transito
  • transito
  • Transito
  • Trânsito
  • transito
  • transito
  • Transito
  • TRÂNSITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!