Transito de santa clara (peça teatral)

Páginas: 5 (1138 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
TRANSITO DE SANTA CLARA 10/08/2012
Sinos Tocam.... faixa 1
NARRADOR: Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos,tanto que ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramofeminino da Ordem Franciscana, também conhecido como das Damas Pobres ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
Seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs de sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhedisse: "Confia em Deus !" Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar o embrulho que trouxera e não agüentou mais levantá-lo. Tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente porinexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.
Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair de seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão. Foi canonizada em 1255.

Cena 1. Música: Doce Sentir (Faixa 2).. (Entra Francisco e Bernardo).
Francisco: Clara,... Clara....
Clara:Francisco, aqui estou!
Clara: Francisco quero viver como você, esta pobreza que vocês vivem...
Francisco (olhando pra Clara diz): Clara quem é seu Pai?
Clara: Você sabe quem é meu pai, desde a infância você o conhece.
Francisco: Clara quem é seu Pai?
Clara (pensa e Diz): Deus é meu Pai!!! (Sorri)
Clara: Já me decidi domingo de ramos eu fujo de casa para viver como vocês!!!
(eles sedespedem).

Cena 2. (entra Francisco com seus irmãos conversando sobre a Fuga de Clara)

Francisco: Irmãos Clara quer viver como nós,
Leão: Viver conosco, Francisco?
Francisco: Sim, irmão Leão, ela ira fugir de casa no domingo de Ramos.
Bernardo: Nós teremos problemas, Francisco com os familiares de Clara que não irão permitir uma coisa dessas.
Francisco: Vamos acolher Clara em São Damião e láela ficará protegida. Irmãos ela é uma graça de Deus que será lembrada e iluminará a muitas mulheres que também a seguira por amor a Cristo.
Cena 3. (Fuga de Clara; Apaga-se as Luzes e Entra em Cena os Freis com Velas ) Canto: Sereno (Faixa 3).
Em silencio entra Clara com outra vela. e Fazem um sinal levantando a Vela.
Francisco se aproxima de Clara e diz: Irmã Clara nós te acolhemos emnossa Fraternidade, hoje você nasceu para uma vida nova para Deus nosso Pai.
(Coloca-se o Véu em Clara)
(Todos a abraçam e e dizem: Irmãs Bem vinda!!!)
Todos frades: Bem Vinda Irmã Clara!!! Bem Vinda Irmã Clara!!! (Saem de cena todos)
(Acende as Luzes)
Narrador: Francisco e seus irmãos levaram Clara para um convento de uma irmãs que viviam a Regra de São Bento, onde permaneceu protegida contraseu tio que não aceitava a vida religiosa escolhida por ela para viver. Clara conviveu ai por algum tempo. Já com o Cabelo cortado como sinal de consagração a Deus, seu tio até tentou resgata-la do convento, mas quando a viu com cabelos rapado não se atreveu a move-la. Logo depois ela vai morar em São Damião, onde vai começar as primeiras moças a seguirem seus passos... suas duas irmãs:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Peça teatral Santa Terezinha
  • Santa Clara
  • Santa CLara
  • Peça teatral
  • PEÇA TEATRAL
  • peça teatral
  • Peça teatral
  • peça teatral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!