Transito caótico

Páginas: 12 (2942 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
O que é transito ?

Trânsito é a utilização das vias por veículos motorizados, veículos não motorizados, pedestres e animais, para fins de circulação, parada ou estacionamento.[1] Leis de trânsito são as leis que regem o tráfego e regulamentam os veículos,[2] enquanto que leis da estrada são tanto as leis quanto as regras informais que se desenvolveram ao longo do tempo para facilitar eordenar o fuxo preciso do trânsito.

A vida em sociedade nos impõe o cumprimento de certas normas de condutas para que haja uma convivência pacífica entre os integrantes desta sociedade. Cumprimos diariamente estas normas, muitas vezes sem notarmos, mas cumprimos seja por imposição do Estado organizado ou pelo costume passado de geração para geração.

Entre as necessidades de organizar aconvivência humana existem as normas de trânsito que regulam a circulação das pessoas, sejam a pé, de ônibus, de bicicleta, de automóvel, enfim seja qual for o modo utilizado para este deslocamento. As pessoas têm a necessidade de deslocamento, seja para ir para a escola, seja para ir ao trabalho, qualquer que seja a motivação, as pessoas além de precisar, tem o direito de se locomover e, frise-se, queeste deslocamento deve ser de modo seguro, daí caracterizado a importância das normas de circulação.

Estes deslocamentos ocorridos e que irão ocorrer chamam-se trânsito. Há, no entanto, um equívoco quando associamos o trânsito exclusivamente aos deslocamentos de veículos. As pessoas “vestem” um modo de transporte para suprir sua necessidade de deslocamento. Equivocadamente dizemos que “ali vem umamotocicleta, um automóvel, etc”, o correto seria dizer “ali vem uma pessoa em uma motocicleta, em um automóvel, etc”. São as pessoas que se deslocam, elas apenas utilizam um modo de transportes para esta finalidade.

Transito Caótico.

Durante décadas fora dito que e automóvel é o melhor meio de transporte para a população, nisso de fato temos certeza, mas hoje nos perguntamos: será quecontinua sendo? Vemos todos os dias, ou pelos jornais, ou pelos noticiários que São Paulo está parando, mas parando por haver tantos automóveis nas ruas, queimando combustíveis e motoristas se estressando por conta de tantos veículos nas ruas.
Meios de transporte que deveriam ser o meio mais viável para desafogar a quantidade de veículos nas metrópoles parecem não dar certo. Falta estrutura e uma boaorganização tanto de medidas governamentais, quanto das próprias empresas, colocando poucos ônibus nas ruas para suprir tanta demanda de pessoas que necessitam transporte. Veículos que quebram todos os dias por falta de conservação nas Marginais pioram ainda mais estes índices.
Criaram o rodízio de placas em São Paulo em 1997 e desde lá parece ter resolvido pouco o problema. A cada ano, asmontadoras de automóveis produzem veículos versáteis e compõem mais o trânsito da cidade com modelos novos, aumentando ainda mais a população de carros nas ruas. Por último agora veio a medida de rodízio de caminhões, devido ao alto nível de poluição da cidade.

Situação de São Paulo comparada com cidades de outros países.
Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), nos meses de março eabril cerca de 48 mil carros novos foram emplacados e já estão circulando nas ruas de São Paulo. São praticamente mil novos carros por dia, chegando a ponto da capital paulista ser comparada com a capital chinesa Pequim, que também registra cerca de mil novos veículos nas ruas diariamente.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Trafego), de dez anos para cá a circulação de veículos nas viasaumentou de 25% para 6% de novas malhas viárias dentro da cidade, o que nos faz entender o porque de tanto trânsito na cidade. Praticamente não se há mais espaços para se criar mais pistas, pois são os carros que estão tomando conta delas enchendo e sufocando o trânsito da metrópole.
Parece ser o meio mais viável para o trânsito das grandes metrópoles o uso da bicicleta. Segundo especialistas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transito
  • Transito
  • transito
  • Transito
  • Trânsito
  • transito
  • transito
  • Transito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!