Transição da Modernidade para Pós Modernidade

Páginas: 9 (2229 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
TRANSIÇÃO DA MODERNIDADE PARA PÓS MODERNIDADE
A caracterização dos grandes períodos históricos da humanidade costuma ser dividida em cinco: a Pré- história, a Idade Antiga, a Idade Média, o Renascimento e a Idade Moderna. A esses cinco, muitos pensadores propõem que seja somada um sexto, a Pós-Modernidade.
Começo por caracterizar, ainda que rapidamente cada um desses cinco primeiros paraformar um panorama geral desses períodos históricos. Na Pré-história, o modo de vida do homem era bastante rudimentar. Inicialmente, na condição de nômade, o homem comportava-se como um animal coletor. Posteriormente, associando-se uns aos outros, os homens constituíam grupos que, com o tempo, foram complexificando os modos de vida e constituindo as primeiras formas de organização social.
A IdadeAntiga compreende, entre outras menores, fundamentalmente, três grandes civilizações: Egito, Grécia e Roma. Vamos encontrar em cada uma dessas três, formas elaboradas de vida social em seus aspectos econômicos, culturais e políticos. Tal como sabemos, a base de nosso pensamento social, de nossa política, de nossas leis e mesmo de todo o conjunto de comportamento que escolhemos como adequados para avida coletiva, ou seja, aquilo que damos o nome de ética, todos esses valores foram, sobremaneira, influenciados pelos nossos berços culturais que são as civilizações antigas da Grécia e de Roma.
Com a desintegração do Império Romano do Ocidente ( século V), dá-se o fim da Idade Antiga e início da chamada Idade Média. Nela, como sabemos, há uma marca profunda da dominação de aspectos religiososfundidos a interesses políticos que acabam por subjulgar a vida humana aos valores ascéticos tidos como ideais. O que se vê é uma ampla dominação do homem comum, submetido a uma vida miserável e subordinada tanto à Igreja quanto ao Estado( que, na prática, eram um só poder). Pelo declínio profundo nos modos de vida do homem, com consequentemente achatamento dos valores culturais, artísticos ehumanísticos de modo geral, muitos historiadores chamam a Idade Média de “ Idade das Trevas”.
Com a retomada do interesse por aspectos humanísticos, dá-se início a um olhar sobre o homem na cultura: é o chamado”Renascimento”. O que “renasce”, de certo modo, são os ideais gregos e romanos, que exaltam o homem em sua plenitude e valorizam a vida terrena, percebo que o homem volta a ser protagonista desuas próprias preocupações
NA Idade Média, o centro de toda reflexão estava voltada para Deus. Por essa razão dizemos que a Idade Média possui uma visão teocêntrica. No Renascimento há um ressurgimento de preocupações com o fenômeno humano em todas as esferas da vida pública e da cultura. Isso nos leva a considerar uma mudança na visão de mundo, caracterizando-a como uma visão antropocêntrica.IDADE MODERNA; A modernidade está relacionada a inúmeros acontecimentos e transformações na vida social mas, de um modo geral, podemos destacar dois adventos mais importantes para o enfoque que esta sendo abordado: a Revolução Industrial e o modo de produção capitalista. A Revolução Industrial, que supera o modo agrícola, faz da máquina o elemento central do modo de produção. Dessa forma, otrabalho industrializado se faz a partir de um modo de produção em massa e fatores tais como o lucro e a acumulação de capital passam a fazer parte da economia, o que é a base para o desenvolvimento do capitalismo. Em uma primeira análise, podemos perceber que essa forma de produção supera um tipo de vida determinado pelas condições naturais, tais como o clima, o que é típico do modo de produçãoagrícola. Também há de se notar que o modo de produção em massa é capaz de oferecer produtos em quantidade e qualidade maior para um número muito mais numerosos do que os modos de produção anteriores foram capazes. Talvez seja possível supor que, de fato, o grau de expansão humana exigiu uma forma de produção industrial, sem a qual não seria possível uma circulação suficiente dos produtos. Por outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré- Modernidade, Modernidade e Pós- Modernidade
  • Modernidade e Pós Modernidade
  • Transição Epistemológica: direitos humanos e multiculturalismo na pós-modernidade
  • Passagem da Modernidade à Pós-Modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • IMPRIMIR Modernidade E Pos Modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!