Transgenicos

Páginas: 4 (836 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Transgênicos

Afinal, o que é um transgênico?

Por definição, transgênico é um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal.O gene inserido pode vir de outra planta ou mesmo de outra espécie completamente diferente. O DNA desses alimentos é modificado. Em algumas técnicas, são implantados fragmentos de DNAde bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta, que pode se tornar resistente a pragas ou mais nutritivos, por exemplo. Plantio de produtos transgênicos atinge 18 países Soja transgênica foi liberada no Brasil em2003A planta resultante dessa inserção passa a ser denominada "geneticamente modificada", ainda que todas as culturas sejam modificadas geneticamente a partir de seu estado silvestre original: pordomesticação, seleção ou cruzamentos controlados por grandes períodos de tempo.
O grande salto da engenharia genética - que possibilitou o aparecimento dos transgênicos - começou no final da década de70 com a manipulação do código genético, que permite a indução de uma célula a realizar uma função para a qual ela não estava programada.
Prós e contras
A favor - Pelo que se conhece até aqui, afavor dos transgênicos, pesa a melhor adaptação às mais diferentes características de solo e variação de temperaturas. Ou seja, as culturas geneticamente modificadas são mais resistentes que astradicionais. Como resultado, a agricultura poderia aumentar a produção a custos menores.
Contra - Ainda sem estudos conclusivos quanto aos riscos à saúde e ao meio-ambiente, pesa contra os transgênicos apossibilidade de se plantarem grandes áreas de monocultura, com poucas variedades da mesma espécie.
A favor - Estima-se que hoje existam pelo menos 400 produtos de uso médico produzidos commicroorganismos transgênicos.
Contra - Acredita-se que junto com as pragas e ervas daninhas que buscam eliminar,os transgênicos possam prejudicar populações benéficas à agricultura, como animais e outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transgênicos
  • Transgênicos
  • transgênico
  • transgenicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos
  • transgenicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!