Transgênicos

Páginas: 3 (504 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Introdução
A produção dos alimentos transgênicos beneficia o consumo humano, pois é menos onerosa e isso a tornaria acessível a toda a população. Mas além de questões ambientais, os alimentostransgênicos também geram dúvidas sobre seus riscos. Os efeitos que os transgênicos poderão causar no organismo humano e no meio-ambiente a médio e a longo prazo ainda são desconhecidos, não havendonenhuma conclusão definitiva sobre o assunto.
Tema
Transgênicos
Literatura
Em 1959, Nikita Kruchev, visitando as grandes fazendas do Iowa, ficara fascinado com as espigas de milho pesadas,carnudas.(Françoise Monier -L' Express)
Problema
Entende-se por alimento transgénico, todo aquele cuja semente foi modificada em laboratório, de modo a resistir a pragas de insectos e a grandes quantidades depesticida.  Poderemos ter como exemplo o caso do milho, em que é introduzido um gene de uma resistência a um antibiótico, retirado eventualmente de uma bactéria.
Daí vem o problema, onde há acontaminação genética.
Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria.
Por meio de um ramode pesquisa relativamente novo (a engenharia genética), fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. Asempresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos.
O modelo agrícola baseado na utilização de sementes transgênicas é a trilha de um caminhoinsustentável. O aumento dramático no uso de agroquímicos decorrentes do plantio de transgênicos é exemplo de prática que coloca em cheque o futuro dos nossos solos e de nossa biodiversidade agrícola.
Dianteda crise climática em que vivemos, a preservação da biodiversidade funciona como um seguro, uma garantia de que teremos opções viáveis de produção de alimentos no futuro e estaremos prontos para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transgênicos
  • Transgenicos
  • Transgênicos
  • transgênico
  • transgenicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!