Transgênicos

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
Transgênicos

O que são Transgênicos?
Transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contem materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa um artigo transgênico biológico a obtenção de organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.
A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.
História dos transgênicos
Eles surgiram na década de 1970, quando foi criada a técnica do DNArecombinante e a engenharia genética produziu um filhote comercial:insulina humana feita por bactérias modificadas,com menor taxa de rejeição entre os diabéticos.Essas polêmicas têm origem econômica uma vez que países de primeiro mundo rejeitam fortemente tais alimentos, como a Europa ocidental e o Japão. Os cientistas podem “cortar e colar” genes de um organismos no outro,mudando a forma do organismo emanipulando a sua biologia natural a fim de obter características especificas (por exemplo, determinados genes podem ser inseridos numa planta para que esta produza toxinas contra pestes).
Argumentos a favor e contra os transgênicos
Aumentar a produção aumentar a produção de alimentos com redução nos custos de produção; Aumento da resistência induzida diminuindo assim, a necessidade do uso deherbicidas; Produção de alimentos de maior qualidade nutricional e menor perecibilidade;Produção de anticorpos em plantas transgênicas e a possibilidade de as distribuição em massa; Introdução de novas características não existentes no organismo em seu estado original.
Os transgênicos representam um aumento de riscos para a saúde dos consumidores;Não há regulamentos técnicos para a segurança no usodos produtos transgênicos; A erosão genética ameaça o futuro da agricultura e os transgênicos tornam a agricultura mais arriscada; Os transgênicos podem afetar a vida microbiana no solo e os impactos dos transgênicos na natureza são irreversíveis; Ninguém quer assumir a responsabilidade pelos riscos dos transgênicos; Os transgênicos podem aumentar o desemprego e a exclusão social no Brasile representam um risco para a segurança alimentar dos brasileiros; O aumento dos sintomas de alergia; O aparecimento de novos vírus.
Impactos na saúde humana
Aumento das alergias pela transferência de gens de uma espécie para a outra porque a alergia é causada pelas proteínas. Prejudicar seriamente o tratamento de algumas doenças de homens e animais. Isto ocorre porque muitos cultivospossuem genes de resistência antibiótica. Aumento de resíduos de agrotóxicos: Alguns dos produtos transgênicos têm como característica adquirirem resistência aos efeitos dos agrotóxicos. Essa alteração na quantidade de nutrientes também pode interferir na sua absorção pelo metabolismo do homem. Os efeitos negativos da engenharia genética na natureza são impossíveis de serem previstos ou mesmocontrolados.
Alternativa no cultivo das plantas
O que é agricultura natural?
Cada semente que plantamos tem sua própria vida. Deixamos essa vida se desenvolver assim como é, respeitando o seu processo de crescimento natural. A natureza deu à semente um ambiente perfeito; interferimos o mínimo possível. Isto quer dizer,que não aramos a terra nem removemos os outros tipos de plantas e insetos docampo.
O que é Agricultura Orgânica?
Agricultura orgânica é um sistema de gerenciamento total da produção agrícola com vistas a promover e realçar a saúde do meio ambiente, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Nesse sentido, a agricultura orgânica enfatiza o uso de práticas de manejo em oposição ao uso de elementos estranhos ao meio rural.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transgênicos
  • Transgenicos
  • Transgênicos
  • transgênico
  • transgenicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!