Transgênicos

Páginas: 17 (4202 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI/SANTA CASA
CURSO DE BIOMEDICINA









Transgênicos






ALINE SILVA
GABRIELLA REIS SILVEIRA BARROS BERNARDES
ILDEU JUNIOR
LARISSA DE PAULA SILVA
ROSEMARY GONÇALVES SILVA
SUELEN F. LIMA.












MONTES CLAROS – MG
NOVEMBRO/2008


ALINE SILVA
GABRIELLA REIS SILVEIRA BARROS BERNARDES
ILDEU JUNIOR
LARISSA DE PAULASILVA
ROSEMARY GONÇALVES SILVA
SUELEN F. LIMA.









Transgênicos






















Montes Claros – MG
2º semestre / 2008


Transgênicos

A porta para a manipulação direta dos genes começou a se abrir em 1953, quando dois cientistas, o britânico Francis Crick (1916-2004) e o americano James Watson, descobriram a estrutura de dupla hélice do DNA. Dezanos mais tarde, Crick e o também britânico Sidney Brenner desvendaram a estrutura de transmissão de informações pelo código genético, ou seja, o processo pelo qual um gene ordena a produção de determinadas proteínas, a chave para o funcionamento de qualquer organismo.

Como o DNA de todos os seres vivo é composto das mesmas substâncias, não demorou muito até que alguém conseguisse cortar umpedaço de um para encaixar em outro. Isso aconteceu em 1973, quando os geneticistas norte-americanos Stanley Cohen e Hebert Boyer inseriram um gene de um sapo em uma bactéria. Nascia ali a engenharia genética.

Na natureza, a transferência de material genético só acontece de pai para filho, o que é chamado de transferência vertical. A horizontal, de um organismo para outro, é raríssima, e costumaacontecer apenas entre microorganismos. Um dos organismos que conseguem fazer isso é a Agrobacterium tumefaciens, é uma bactéria que atacam as plantas fazendo com que elas desenvolvam uma espécie de tumor. Essa bactéria ingere nas plantas um plasmídeo, que é uma molécula de DNA. Os cientistas resolveram então usar esta bactéria para criar transgênicos. A agrobactéria funciona como um vetor, ouseja, como meio de transporte de um novo gene para dentro de células de outra espécie. A agrobactéria faz o que está acostumada a fazer na natureza: injeta nas células da planta o seu genoma modificado. As células da planta, já com o novo gene, serão cultivadas e darão origem ao vegetal transgênico.

Produtos transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs) são todos aqueles que recebem,in vitro, um ou mais genes. Assim, a transgênese é uma técnica de melhoramento genético pela qual são inseridos um ou mais genes exógenos em um organismo (RODRIGUES; ARANTES, 2006, p. 22).

O cultivo de plantas transgênicas, assim como o consumo humano e animal de seus derivados, é um evento recente, revestindo-se de interesses, impactos e conflitos múltiplos, constituindo um tema sobre o qualpredominam as discussões científicas, éticas, econômicas e políticas nesta transição de século. Mundialmente há um debate sobre os impactos dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na saúde humana e animal e no meio ambiente, e sobre uma possível reformulação nos modelos de exploração agrícola em vigência no mundo.

As plantas transgênicas e seus produtos têm sido aceitos nos EUA, masrejeitados nos países da União Européia. No Brasil, a liberação para o cultivo da soja transgênica e a posterior decisão judicial de suspensão temporária desta liberação por ação impetrada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e pelo Greenpeace, tendo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como litisconsorte, acirraram a discussão em todos os setoresda sociedade. Por isto, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) passou a assumir importância fundamental no tocante aos cuidados necessários para a análise e liberação de plantas transgênicas.

Motivos e desafios

O motivo maior desta polêmica é a falta de dados científicos que permitam uma avaliação conclusiva para a liberação comercial. A transgenia é uma técnica que pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transgênicos
  • Transgenicos
  • Transgênicos
  • transgênico
  • transgenicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!