Transfusao sanguinea

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2013
SONDA NASOGÁSTRICA E NASOENTERAL
A passagem de sonda gastrointestinal é a inserção de uma sonda de plástico ou de borracha, flexível, pela boca ou pelo nariz, cujos objetivos são:

Descomprimir oestômago
Remover gás e líquidos
Diagnosticar a motilidade intestinal
Administrar medicamentos e alimentos
Tratar uma obstrução ou um local com sangramento
Obter conteúdo gástrico para análiseTIPOS DE SONDAS - As mais utilizadas são as sondas nasogástricas e nasoentérica, sendo as mais utilizadas para descompressão, aspiração e irrigação (lavagem): Levin, gástrica simples de Salem, paraadministração de alimentos e medicamentos: Levin, Dubhoff (com fio guia, utilizada para nasoentérica) e para controle de sangramento de varizes esofageanasa Blackmore.

Sonda de Levin - possui uma luzúnica, manufaturada com plástico ou borracha, com aberturas localizadas próxima à ponta; as marcas circulares contidas em pontos específicos da sonda servem como guia para sua inserção.

Sondagástrica simples - É uma sonda naso-gástrica radiopaca de plástico claro, dotada de duas luzes, usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio.

Sonda de Dubhoff – Sonda utilizada com freqüência paraalimentação enteral, sendo que como característica possui uma ponta pesada e flexível, apresentando um fio guia métalico interno sendo está sonda direcionada a porção trans-pilórica (jejuno e doudeno).Sonda de Blackmore - é uma sonda utilizada especificamente para o tratamento de sangramentos de varizes esofageanas, possuindo três luzes com dois balões, sendo uma luz para insuflar o balãogástrico e outra para o balão esofageano.

Orientação ao paciente sobre o procedimento
Lavagem das mãos
Reunir o material e levar até o paciente: sonda, copo com água, seringa de 20 ml, gazes,lubrificante hidrossolúvel (xylocaína geléia) esparadrapo, estetoscópio e luvas.
Posicionar o paciente em Fowler (45º).
Medir o comprimento da sonda: da ponta do nariz até a base da orelha e descendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transfusão sanguínea
  • Transfusão sanguinea
  • Transfusão Sanguínea
  • Transfusão sanguinea
  • Transfusao sanguinea
  • Transfusão sanguinea
  • Transfusão sanguínea
  • Transfusão sanguínea em cães

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!