Transformões fisicas

372 palavras 2 páginas
Transformações físicas As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico. Exemplos de transformações físicas:
Um papel que se rasga.
Um vidro que se parte.
A água que ferve, evaporando-se.
Um gelado que derrete. Transformações químicas As transformações químicas ocorrem, quando existe a formação de novas substâncias, isto é, substâncias com propriedades diferentes das substâncias iniciais. São exemplos de transformações químicas, muitas das situações que te rodeiam no dia-a-dia, tais como:
Quando grelhas um bife.
A fruta que amadurece na fruteira.
Um fósforo que arde.
A fotossíntese realizada pelas plantas.
O enferrujamento do ferro.

TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS

A água evapora, quando é aquecida.

Um vidro que se parte. No decurso das transformações químicas ou reações químicas em que se formam as novas substâncias, existem algumas evidências facilmente observáveis que permitem verificar a ocorrência dessas transformações. Por exemplo:
Uma mudança de cor.
A libertação de um gás.
A formação de um sólido.
A formação de uma chama.
O aparecimento de um cheiro característico.
O desaparecimento das substâncias iniciais.
Substâncias simples e substâncias compostas

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio. Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.
Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:
Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro.

Portanto, uma

Relacionados