TRANSFORMAR LIXÕES EM ATERROS SANITÁRIOS

3224 palavras 13 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 METODOLOGIA 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS E IMPACTOS CAUSADOS 6
3.2 TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO E REMEDIAÇÃO 8
3.3 EXPERIÊNCIAS EM ÁREAS DE DESCARTE 9
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
BIBLIOGRAFIA 11 1 INTRODUÇÃO
A geração de resíduos sólidos e a destinação final são alguns dos principais problemas ambientais em todo o mundo. A elevação da população está relacionada a uma crescente geração e diversificação da massa de lixo nos meios urbanos. Da mesma forma, o desenvolvimento de tecnologias (capazes de fabricar produtos em curtos espaços de tempo e em maior escala) alimenta os hábitos de um modelo consumista praticado culturalmente e sustentado pela intensa exploração dos recursos naturais.
Entende-se que a geração de resíduos, sejam sólidos, líquidos ou gasosos, é inevitável, porém a minimização desta geração e um manejo adequado destes resíduos contribuem para a mitigação dos impactos ambientais. Por isso, o tema do presente artigo está definido como “impactos ambientais de resíduos sólidos e suas implicações para recuperação de áreas degradadas”.
Resíduos sólidos é um conjunto de detritos provenientes das atividades humanas gerados nos aglomerados urbanos, os quais necessitam ser coletados, devidamente tratados e dispostos. A ABNT NBR 10.004 (2004) define que resíduos sólidos são todos os resíduos em estado sólido e semi-sólido resultante de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e varrição. Com o advento da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), todos os municípios brasileiros terão até 2014 que transformar os seus depósitos inadequados de lixo, os chamados “lixões”, em aterros sanitários.
1.1 METODOLOGIA
O trabalho buscou, por meio de revisão bibliográfica, averiguar os impactos da geração

Relacionados