TRANSFORMADORES DE ISOLA O

669 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Transformadores de Isolação

Simões Filho
Dezembro de 2013

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Yasmim Brito de Jesus
Mércia Andreza Mattos

Pesquisa: Trabalho orientado pelo professora de Máquinas Elétricas, Mônica Silveira, na turma do 4º ano do ensino médio do curso de Eletromecânica.

Simões Filho
Dezembro de 2013
TRANSFORMADORES
No emprego da energia elétrica, como acontece nas aplicações da energia mecânica, torna-se necessário, muitas vezes, a utilização de um processo capaz de converter a energia fornecida pela fonte, numa forma compatível com as necessidades da carga que se vai alimentar. É na solução deste problema que se baseia o emprego do transformador, já que ele faz variar um dos componentes do binômio corrente / tensão, acarretando, com isso, um aumento ou diminuição da outra. O transformador é, provavelmente, o dispositivo de maior uso na indústria elétrica e eletrônica. Ele é indispensável nas operações eletrônicas de um modo geral, tais como distribuição de potência em telefonia, telegrafia, rádio e radar. Sendo um dispositivo de relativa simplicidade, é empregado para elevar ou baixar tensão de C.A., casar impedância, além de possibilitar determinados acoplamentos com perda mínima de potência. Esta é a razão, devido ao seu largo emprego, porque seu estudo e conhecimentos são extremamentes necessários em nosso currículo.
TRANFORMADORES DE ISOLAÇÃO
Isolar um circuito de outro é uma necessidade frequente em eletrônica. Um aparelho alimentado diretamente, sem transformador, sempre possui um chassi metálico, ao qual está ligado um dos lados da rede elétrica. Um parelho assim sempre poderá dar choques aos que tocarem em seu chassi, enquanto estiverem ligados de alguma forma à terra. Para evitar esse perigo inconveniente, os técnicos de manutenção costumam instalar um transformador

Relacionados