transformador tricast

311 palavras 2 páginas
As atividades de estágio foram desenvolvidas nas áreas de elaboração de projetos elétricos.

A elaboração de projeto elétrico visa estabelecer critérios gerais das instalações elétricas definindo o tipo de alimentação e a localização da entrada de energia, assim como realizando uma previsão dos principais equipamentos e materiais a serem implantados, com exatidão e segurança para as instalações elétricas.

Os projetos devem detalhar as soluções definitivas que eliminem conflitos gerados pelas interferências dos projetos a serem desenvolvidos, indicando as áreas em que pode haver remanejamento de redes existentes que eventualmente possam interferir durante a execução da obra.

O projetista deve compatibilizar os projetos de instalações com os projetos estruturais e de arquitetura, definindo os locais para o transpasse das tubulações pelos elementos estruturais, definindo os furos e embutidos.

O projeto de instalação elétrica deve ser desenvolvido para atender as necessidades básicas das edificações, obedecendo aos critérios de funcionalidade operacional, facilidade de manutenção, utilização de materiais nacionais de fácil aquisição e de boa qualidade, padronização de materiais, harmonia de conjunto, economia e sobretudo segurança.

Devem-se estudar os diversos sistemas componentes das instalações elétricas, visando sua compatibilização e unificação das soluções. O projeto elétrico detalhado compreende o suprimento de energia, instalação de iluminação, distribuição de força, aterramento, interligação, conexão de instrumentos controlados e acionados eletricamente e todos os outros serviços necessários às instalações objeto destes critérios.

Excetuando-se onde especificamente mencionado em contrário, o projeto de instalações elétricas deve estar de acordo, em seu conjunto com as últimas revisões das normas regulamentadoras existentes.

Relacionados