TRANSFORMADOR DE CORRENTE

Páginas: 8 (1925 palavras) Publicado: 30 de junho de 2013
TRANSFORMADOR DE CORRENTE
1 INTRODUÇÃO
O transformador de corrente (ou TC) tem a finalidade de detectar ou medir a corrente elétrica que circula em um cabo ou barra de alimentação, e transformá-la em outra corrente de valor menor, para ser transmitida a um instrumento de medição ou circuito eletrônico. A utilização do TC é necessária porque é impraticável a utilização de instrumentos ecircuitos eletrônicos em altas correntes, sendo necessário reduzi-las a valores menores, passíveis de utilização normal. O TC é amplamente utilizado em sistemas elétricos, pois informa as condições reais de corrente em regime normal, picos e faltas de energia, proporcionando um maior controle sobre o sistema. Também possui outra grande vantagem, que é a isolação entre o medidor e o circuito a ser medido.O TC toroidal é muito utilizado por permitir que o condutor passe no orifício central do transformador, sem sofrer interrupções.

TRANSFORMADORES DE CORRENTE
FUNÇÕES BÁSICAS
- Reduzir a corrente a valores seguros para medição.
- Isolar circuito primário do secundário.
- Permitir uso de valores de norma.
TC’s de Medição
Faixa de operação: ( 0 - k ) In
1,2 ≤ k ≤ 2,0
Classes de Exatidão:0,3 - 0,6 - 1,2 (%)
TC’s de Proteção
Faixa de operação: ( 0 - k ) In
20 ≤ k ≤ 50
Classes de Exatidão: 2,5 - 5,0 - 10 (%)


Tipos e Aplicações dos Transformadores



Os transformadores são utilizados num conjunto muito variado de aplicações de processamento de informação e de energia. De entre estas destacam-se a elevação e a redução da tensão ou do número de fases em redes de transportee distribuição de energia eléctrica, a redução da tensão e da corrente em instrumentos de medida, a adaptação de impedâncias e a sintonia de filtros RLC em aplicações audio, de rádio frequência e de frequência intermédia, o armazenamento de energia em conversores d.c.-d.c., o isolamento galvânico (estudado na secção anterior), etc.
1.1 AUTO-TRANSFORMADOR
Um auto-transformador é um transformadorcujos enrolamentos primário e secundário coincidem parcialmente. Conforme se ilustra na Figura 13.11, os acessos ao primário e ao secundário são coincidentes ou com as extremidades ou com pontos intermédios do enrolamento, sendo um dos terminais do primário sempre coincidente com um dos do secundário. O auto-transformador é do tipo redutor quando o número de espiras do secundário é inferior ao doprimário (Figura 13.11.a), e do tipo elevador no caso contrário (Figura 13.11.b).

Figura 1. 1 Auto-transformador redutor (a) e elevador (b)
Em qualquer dos casos, a relação de transformação é dada pelo cociente entre o número de espiras

(13.41)
Uma das consequências da coincidência parcial entre os enrolamentos do primário e do secundário é a perda de isolamento galvânico entre as bobinas.No entanto, o auto-transformador apresenta um vasto conjunto de vantagens face aos transformadores comuns, designadamente no que respeita ao seu custo (um único enrolamento e, em certos casos, com condutores de menor secção), ao volume, à queda de tensão e ao rendimento (menores perdas nos enrolamentos). Os autotransformadores são vulgarmente utilizados na elevação e na redução da tensão em redesde distribuição de energia eléctrica, na sintonia e adaptação entre antenas e pré-amplificadores em receptores de telecomunicações.
1.2 TRANSFORMADORES COM MÚLTIPLOS ENROLAMENTOS
Os transformadores podem ser construídos com múltiplos enrolamentos primários ou secundários. Os enrolamentos encontram-se acoplados uns aos outros através de um núcleo magnético comum, sendo em geral todos eles sedede fluxo magnético e de força eletromotriz induzida.
Na Figura 1.2 apresentam-se diversas ligações alternativas de um transformador com dois enrolamentos secundários. Por exemplo, no caso representado em (b) os enrolamentos do secundário são utilizados em circuitos isolados do ponto de vista galvânico, nos casos considerados em (c) e (d) os enrolamentos são ligados em série um com o outro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transformador de corrente
  • Transformador de corrente
  • Transformador de Corrente
  • Transformador de Corrente
  • transformador corrente
  • transformador de corrente
  • Transformadores de Corrente
  • Transformadores de corrente e transformadores de potencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!