transformaçoes nomudo

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
No final do século XIX e início do século XX, a indústria fabril estava em ascensão. No entanto, os proprietários dessas indústrias precisavam racionalizar sua linha de produção. Para isso, deveriamcontrolar com mais afinco o tempo dos operários durante o trabalho, no sentido de otimizar esse tempo, com o qual o trabalhador produziria mais produtos, no mesmo tempo trabalhado. Outra questão quenecessitou de mudança foi a redução nos custos da produção, no intuito de aumentar o lucro dos capitalistas.
A partir de então, os proprietários das indústrias passaram a pesquisar novos métodos paraaplicar nas linhas de produção, almejando alcançar a racionalização da produção de mercadorias para a obtenção de maiores lucros.
Ainda no século XIX, o engenheiro norte-americano Frederick Taylor(1856-1915) estudou cautelosamente os serviços prestados pelos trabalhadores nas fábricas. A partir desses estudos, Taylor propôs um novo método nas linhas de produção: em vez de um trabalhadordesempenhar várias funções na produção de mercadorias, ele implantou a divisão do trabalho, em que cada operário desempenharia uma única e repetitiva tarefa.
Com a ascensão do método de divisão de trabalhonas fábricas, desenvolvido por Taylor, que passaria a ser chamado de taylorismo, grandes proprietários de indústrias passaram a implantar esse método em suas fábricas. A fábrica de automóveis de HenryFord (1863-1947) foi uma das primeiras a executar o taylorismo através das linhas de montagem.
As linhas de montagem da fábrica Ford de automóveis consistia em uma esteira em movimento: váriosoperários se encontravam distribuídos em diversas partes da esteira. Assim, a produção seria executada com o veículo deslocando-se pela esteira. Em cada parte da produção teria um trabalhador para exerceruma função específica, por exemplo: um determinado trabalhador ficaria somente responsável por montar as rodas do carro. Essas linhas de montagem ficaram conhecidas como modo de produção fordista,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As transformações
  • Transformações
  • Transformações
  • TRANSFORMACOES
  • Transformaçoes
  • Transformações
  • Transformações
  • TRANSFORMAÇÕES LINEARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!