transformações politicas e economicas

Páginas: 8 (1867 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Transformações Políticas e Econômicas do Brasil
O Brasil - Transformações Políticas, Sociais e Econômicas

Professor JOÃO VILMAR BATISTA - Bom dia. Conforme vocês estão vendo, a nossa aula trata da cidadania e das transformações políticas, sociais e econômicas ocorridas no Brasil nos últimos anos. Gostaria de, antes de começarmos a aula, fazer um agradecimento especial a todos que aquiestão, especialmente aos alunos do Centrão, escola da qual tenho a satisfação de ser professor, do Centro Educacional nº 2, Taguatinga Sul, embora não desprezando os demais. Vocês também fazer parte da minha horta.
Bem, em segundo lugar, quero parabenizar pela organização deste evento, porque estamos chegando aos 500 anos do Brasil e não poderíamos deixar passar esta data em branco, tendo em vista queo Brasil completa, portanto, 500 anos. É verdadeiramente uma criança. Se compararmos que o Brasil tem 500 anos e a China tem mais de 5 mil anos, vamos chegar à conclusão de que nosso País é uma verdadeira criança e que está, portanto, começando.
Para atingirmos nossos objetivos, seguiremos o seguinte sumário. Veremos uma apresentação que se divide em três subitens: o conceito de cidadania, asatisfação de ser brasileiro, os problemas a serem superados no Brasil. Em um segundo momento, teremos as principais conquistas sociais que obtivemos ao longo desses 500 anos. A respeito dessas conquistas sociais, abordaremos alguma coisa sobre Declaração Universal dos Direitos Humanos; Constituição de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente; as transformações políticas e econômicas do Brasil nasúltimas décadas, em que enfocaremos a bipolarização e a globalização.
Para dar início, então, a esse roteiro de aula, inicialmente, vamos passar a vocês uma mensagem de início dos nossos trabalhos: o nosso principal objetivo é não ver o que se encontra vagamente a distância, mas fazer o que se acha claramente ao nosso alcance.
É exatamente isso que vamos procurar fazer na aula de hoje, para quenossos objetivos sejam alcançados e vocês saiam daqui meramente satisfeitos com o que for tratado.
Pediria a vocês que participassem da aula e darei espaço para isso durante as informações que forem dadas aqui ou os questionamentos que forem apresentados. Até mesmo para orientá-los, todas as vezes que aparecer uma interrogação, pediria que vocês tivessem a bondade de questionar, dar sua opinião.Parece-me que há um microfone à disposição de todos.
Bom, primeiro tópico, a cidadania. Essa é uma palavra muito bonita, que está sendo muito abordada, hoje em dia, discutida e em moda. E que, no passado, representava a qualidade de ser cidadão, ou seja, todo sujeito ou indivíduo que morava em cidade. Isso é um conceito muito antigo, mas que, com o passar do tempo, foi evoluindo e, hoje, quando sefala em cidadania, a primeira coisa ou a palavra-chave que devemos enfocar nesse conceito é a questão do respeito.
E, por falarmos em respeito, a nossa Constituição brasileira de 1988, no seu art. 5º, praticamente concretiza o conceito de cidadania, porque fala sobre os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Se cada brasileiro, na verdade, cumprir suas obrigações, seus direitos e seusdeveres, evidentemente que a cidadania estará presente no nosso meio.
Vejamos então alguns pontos referentes ao conceito de cidadania. É a relação entre o indivíduo e o país no qual vive. Ou seja, se nosso comportamento está condizente com o que está escrito na nossa Carta Maior, evidentemente que estaremos de acordo com as relações do país em que vivemos.
O importante é que cada indivíduo sinta-se umcidadão, agente da sua história, agente da história do seu país e do mundo. Ou seja, está implícito aqui a questão da participação; todos devem participar e não devemos ser omissos.
A verdadeira cidadania não tem idade, cor, raça, sexo ou gosto. Tem apenas uma qualidade fundamental que todos nós conhecemos, que é ser gente. E é disso que precisamos. Se cada brasileiro, portanto, fizer sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As transformações técnico-científicas, econômicas e políticas
  • Transformações políticas e económicas após 1ºGM
  • transformações economicas e politicas do segundo reinado
  • Transformações Econômicas
  • Transformações econômicas
  • Transformaçoes Politicas
  • Transformações politicas , sociais e econômicas do sec III ao V , Roma
  • 1875 – 1914: As transformações políticas e econômicas na Europa no livro “A Era dos Impérios” de Eric...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!