transformações ocorridas na engenharia e arquitetura na segunda metade do século XIX

Páginas: 15 (3634 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2015
INTRODUÇÃO:

Os progressos da engenharia, são graças as Exposições Universais a partir de 1851, que se mantiveram nacionais até a primeira metade do século XIX.
Após 1850 o comércio internacional é ampliado, devido as taxas alfandegárias, o que reflete nas Exposições, que também tornam-se Universais.
A primeira Exposição Universal acontece em Londres, no Hyde Park, em 1851, um pouco anteshouve um concurso de projeto, mas nenhum dos projetos era exequível. A partir desse resultado surge a parceria entre o comitê de construção e empresas empreiteiras para uma possível solução.
Surge então um projeto “O Palácio de Cristal” (ferro e vidro), onde a oferta foi muito baixa, porém mesmo assim foi executado. A economia dependia de inúmeros fatores, mas enfim um sucesso, tanto que depoisde anos foi construído seu semelhante com novos detalhes em sua Arquitetura.
Em Paris, alguns anos depois, para a primeira Exposição Universal Francesa, pensam em um projeto também feito com ferro e vidro, mas ainda não estavam aptos como os ingleses, por isso o material usado passa a ser o concreto armado.
Logo mais a segunda Exposição Universal em Paris, um edifício diferenciado com funçõesdiversificadas.
Seis anos depois, agora em Veneza a Exposição Universal, com um edifício de medidas deslumbrantes.
Após os “parênteses” da Guerra e da Comuna, Paris é considerado apto a realizar uma Exposição Universal, com isso dois edifícios são construídos. Neste mesmo ano (1878), as exposições se espalham para todos os “lados”.
A exposição de Paris de 1889 é considerada uma das maisimportantes, é a partir daí que surge novas formas de fazer arquitetura, como exemplo o Palácio em forma de U e a torre Eiffel, mas mesmo com tantos estudos surgem problemas relacionados as grandiosas construções.
Em contrapartida as melhoras da construções, vem a cultura, que entra definitivamente em crise. Arquitetos não podiam mais ser considerados simples artistas, precisavam de preparaçãocientifica para exercer de fato a profissão, com isso a metodologia tradicional dos estudos permanece, mas com alguns acréscimos racionais, começa aqui o problema entre racionalistas e acadêmicos.
Após tantas mudanças e tantas novidades, surge outra discussão sobre a cidade agora Industrial, há quem se anime mas também quem critique. Pensa-se agora em quantidades, saneamento, inúmeras moradias,comércio, carga horária, e consequentemente soluções para todos esses problemas que acarretam a industrialização, que cabe a alguns filósofos.
Para melhorar, os pintores da época representavam todos os problemas e a desordem da Cidade Industrial, em contrapartida a Arquitetura juntamente com os movimentos vanguardistas tem a função de minimizar esses problemas.
Felizmente , após um tempo os índices deaceitação da nova realidade começaram a aumentar.

OBJETIVO:

O trabalho visa entender como foram as transformações da engenharia e arquitetura na segunda metade do século XIX: processos construtivos, materiais empregados, crescimento desordenado das cidades, infra estrutura, saneamento, modo de vida das pessoas, quais eram as saídas que os pensadores da época encontravam e se isso realmentesaiu da teoria e por fim a reestruturação das cidades.


METODOLOGIA:

O trabalho foi realizado através da participação e contribuição de todos os membros da equipe; com tarefas delegadas, foi dado espaço para que os mesmos pesquisassem a fundo acerca do conteúdo para que posteriormente pudessem debater em grupo quais pontos foram mais bem abordados e quais precisavam ser aprofundados e,contudo, ser somado à apresentação.
Para a pesquisa foi usado o material base de apoio ‘’Engenharia e arquitetura na segunda metade do século XIX’’ sendo o referido, como escolha para título do trabalho em grupo distribuído pela orientadora da disciplina e foi usado também como meios alternativos para pesquisa de imagens: pesquisas na internet, artigos acadêmicos, impressos, entre outros, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Realismo
  • A segunda metade do século
  • Segunda Metade do século
  • Possibilidades de pesquisa nas correspondências da família teixeira (segunda metade do século xix – 1960).
  • A representação da natureza através da fotografia e da pintura na segunda metade do século XIX no Brasil
  • Transformações ocorridas a partir do seculo XVI
  • A Indústria na segunda metade do séc. XIX
  • Arquitetura dos engenheiros do século xix

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!