Transformações no mundo do trabalho

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2011
SEMINÁRIO
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

Seminário apresentado a professora Maria Salete da disciplina de Sociologia das organizações como requisito de avaliação da 3º nota do curso de Administração de Empresas 1º período do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

João Pessoa – PB
2010——————————————————————————————
SEMINÁRIO
——————————————————————————————
As Transformações no Mundo Do Trabalho-Reestruturação Produtiva
—————————————————————————————— 

A década de 70 presenciou, nos países de capitalismo avançado, profundas transformações no mundo do trabalho, nas suas formas de inserção na estrutura produtiva, nas formas de representação sindical e política. Foram tão intensas as modificações que se podeafirmar que a classe que vive do trabalho sofreu a mais aguda crise deste século, que atingiu não só a sua materialidade, mas teve profundas repercussões na sua subjetividade e, no ritmo inter – relacionamento destes níveis afetou a sua forma de ser.
Em uma década de grande salto tecnológico, a automação, a robótica e a microeletrônica invadiram o universo fabril, inserindo–se e desenvolvendo-se nasrelações de trabalho e de produção de capital.
Desde as mudanças propiciadas pelo Fordismo, a classe trabalhadora vem sofrendo um processo de resignificação, que tem como marco as benesses do Welfare State e o advento de um novo liberalismo. Este, moldado pelo avanço do capital financeiro, acarretou a precarização material e subjetiva da classe trabalhadora. Com a crise econômica ocorrida durantea década de 70, um novo modelo de produção foi responsável por novas relações técnicas e sociais de produção. A acumulação flexível (Toyotismo) repreentou uma estratégia do capital em reagir habilmente às pressões inerentes ao mercado e aos trabalhadores organizados em sindicatos.
As transições do trabalho real ao capital foi iniciada, fundamentalmente, com a grande indústria. A expropriação deuma classe a outra presume a maneira pragmática em que o capitalismo opera – a acumulação primitiva de capital concentrou riqueza nas mãos de uma classe social, a burguesia.
Nas últimas décadas, a desproletarização do trabalho fabril trouxe como conseqüências importantes a diminuição da mais-valia, expansão do assalariamento direto e a valorização do capital financeiro. Esse processo pode servisualizado historicamente a
partir das transformações ocorridas, essencialmente, do Fordismo à acumulação flexível.

AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO
As metamorfoses em curso no mundo do trabalho afetaram a forma de ser da classe trabalhadora, tornando-a mais heterogênea, fragmentada e complexificada. Essas transformações afetaram também intensamente os organismos sindicais em escala mundial.Como expressão mais evidente dessa crise pode-se destacar uma nítida tendência a diminuição das taxas de indicalização, especialmente na década de 1980.(Antunes, R. 1999).

——————————————————————————————
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES
—————————————————————————————— 

O mais brutal dessas transformações é a expansão sem precedentes na era moderna do desemprego estrutural, que atingeo mundo em escala global. Pode-se dizer que, de um lado, reduz o operariado industrial e fabril; de outro, aumenta o subproletariado, o trabalho precário e o assalariamento do setor de serviços. Incorpora, também, o trabalho feminino e exclui os mais jovens e os mais velhos. Há, portanto, um processo de maior heterogeneização, fragmentação e complexificação da classe trabalhadora.

Algumastendências no contexto de crise estrutural podem ser resumidas da seguinte forma:

• Substituição ou alteração do padrão taylorista e fordista pelas formas produtivas flexibilizadas e desregulamentadas. Das quais a chamada acumulação flexível e o modelo japonês ou toyotismo são exemplo.
• O modelo de regulação social-democrático que deu sustentação ao estado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transformações no Mundo do Trabalho
  • As transformações no mundo do trabalho
  • As transformaçoes no mundo do trabalho
  • As Transformações recentes no mundo do trabalho
  • Transformações recentes no mundo do trabalho
  • o mundo do trabalho e suas transformações
  • TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
  • Transformações recentes no mundo do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!