Transformações históricas

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
O Serviço Social como qualquer outra profissão faz parte e é influenciada pelas transformações históricas ocorridas na sociedade. Buscar entender essas transformações, como elas afetaram as atribuições, competências e requisitos da formação do assistente social, é de extrema importância.
A profissão do Serviço Social tem como objeto de trabalho a questão social e suas variadas expressões. Ocurso é muito amplo e abrange conhecimentos que vai da sociologia, filosofia, economia, psicologia, história, ética, etc.
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a origem histórica do serviço Social, observando as novas habilidades profissionais que são exigidas na atualidade para o exercício da profissão nos diversos espaços ocupacionais.

Desenvolvimento
O Serviço Social é umaprofissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear. Da sua origem à sua trajetória sócio-histórica, surgiram várias teorias que possuem características complexas, que até mesmo dentro da própria categoria há contradições quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional.
Este processo não aconteceu de imediato, mas iniciou-se a partir de questionamentos ereflexões críticas acerca do seu conteúdo metodológico e da sua prática profissional, explicitando assim, os conflitos e contradições existentes, configurando novas possibilidades de ação voltadas para a classe trabalhadora.
Os fundamentos do Serviço Social, tal como é atualmente, tiveram inicio no fim do século XIX, na época da Revolução Industrial, com a consolidação do capitalismo onde houve adivisão social do trabalho.
Nessa época as questões sociais tomaram proporções que evidenciaram ainda mais as desigualdades sociais. A classe social trabalhadora emergente teve que lidar com o novo modo de vida e trabalho, onde as pessoas emigravam do campo para a cidade que não tinha infra-estrutura necessária para atendê-los, além das precárias condições de trabalho a que eram submetidos.Nesse período o atendimento para amenizar as expressões sociais como a fome, miséria, falta de moradia, entre outros, eram feitos com o aval da Igreja Católica, com caráter caritativo, paternalista e moralista, pois os “marginalizados” eram considerados culpados pela situação a qual se encontravam.
O Serviço Social se institucionaliza como especialização do trabalho nas décadas de 1920 e 1930sob influência católica européia, baseada nas ideias de Mary Richmond, que tinha como métodos de trabalho o Estudo, o Diagnóstico e o Tratamento, onde se utilizava do questionamento ao usuário, construindo categorias de personalidades e de meio social; e nos fundamentos do Serviço Social de Caso e na doutrina social da Igreja. Sendo assim, percebe-se nitidamente a contribuição da Igreja no iniciodo Serviço Social no Brasil.
Vale ressaltar que também a partir de 1930, no governo de Getúlio Vargas, foi reconhecida a existência da questão social, passando a ser considerada como política. Exemplo disso foi a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio que promulgou uma legislação trabalhista.
Nas décadas de 40 e 50 o Serviço Social brasileiro é influenciado pelos ideaisnorte-americanos. Em 1942 dá-se origem, no Brasil, a LBA (Legião Brasileira de Assistência) que apoiavam as famílias dos soldados brasileiros que lutavam na Itália.
Na década de 60, durante o período militar, inicia o processo de renovação crítica do Serviço Social, havendo a ruptura com o conservadorismo profissional, sendo desenvolvida nas décadas de 1970 a 1980, sob a influência do Movimento deReconceituação do Serviço Social Latino Americano.
Neste contexto podemos afirmar que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina constituiu-se numa expressão de ruptura com o Serviço Social tradicional e conservador; e na possibilidade de uma nova identidade profissional com ações voltadas às demandas da classe trabalhadora e passando a ter uma visão política da interação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condições das Transformações do historicas
  • Infância e educação: uma construção histórica- visando transformações sociais
  • SINCRETISMO RELIGIOSO NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS TRANSFORMAÇÕES NO CATOLICISMO, EVANGELISMO, CANDOMBLÉ E...
  • As transformações
  • Transformações
  • Transformações
  • TRANSFORMACOES
  • Transformaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!