Transformações do mundo contemporâneo

Páginas: 9 (2085 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
+
Nome: Filipa Araújo Costa Número: 7 Ano/Turma: 9ºC Disciplina: História Professora: Benedita Guinea Ano lectivo 2010/2011

Escola E.B 2,3 de Milheirós de Poiares

K.2. AS TRANSFORAMÇÕE S DO MUNDO CONTEMPORÂNE O

+

Índice
Introdução – Página 3 K.2 AS TRANFORMAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO:


2

 

Revolução Cubana (Fidel Castro) – 1959
• • •

Antes de 1956 – Página 4Dezembro de 1956 até metade de 1958 – Página 6 Metade de 1958 até Janeiro de 1959 – Página 9

   

Galeria – Página 12 Curiosidades sobre Cuba – Página 17 Conclusão – Página 18 Bibliografia – Página 19

+

Introdução

3



Neste trabalho vou retratar uma Revolução de 1959, a Revolução Cubana dirigida por Fidel Castro, isto do tema K.2 AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Aolongo deste trabalho tive a atenção de colocar imagens para captar a atenção do leitor. Espero superar as suas expectativas.

+

Revolução Cubana
Antes de 1956:
A Revolução Cubana começa quando os rebeldes mal armados fizeram o Assalto ao Quartel Moncada em Santiago e ao quartel de Bayamo em 26 de Julho de 1953. O número exacto de rebeldes mortos é discutível, no entanto, na sua autobiografia,Fidel Castro alega que cinco foram mortos nos combates, e um adicional de cinquenta e seis morreram mais tarde pelo Fulgêncio Batista. Entre os mortos estavam Abel Santamaria, o segundo no comando do ataque ao Quartel Moncada, que foi preso, torturado e executado no mesmo dia do ataque. Os sobreviventes, entre eles Fidel Castro e seu irmão Raúl Castro Ruz, foram capturados pouco depois. Numjulgamento eminentemente político, Fidel Castro falou por quase quatro horas, para sua defesa, terminando com as palavras: "Condenem-me, não importa A História irá Absolverme." Fidel Castro foi condenado a 15 anos no prisão Presídio Modelo, localizada na Ilha de Pinos; Raúl foi condenado a 13 anos.(Fidel Castro na prisão em Julho de 1953 após o Assalto ao Quartel Moncada.) Em 1955, sob forte pressãopolítica, o regime de Batista liberta todos os presos políticos em Cuba - incluindo os guerreiros que atacaram Moncada. Batista foi convencido a incluir os irmãos Castro nisto, em parte, por professores jesuítas de infância de Fidel. Os irmãos Castro juntaram-se com outros exilados no México, para preparar uma revolução para derrubar Batista, recebendo treino de Alberto Bayo, líder das brigadasinternacionais na Guerra Civil Espanhola. Fidel reuniu e juntou forças com a Ernesto "Che" Guevara durante este período.

4



+
1

5

2

3 4

+
 Dezembro de 1956 até metade de 1958:

6



"Eu acredito que não há nenhum país no mundo, incluindo qualquer e todo país sob dominação colonial, onde a humilhação da colonização económica e a exploração foram piores do que em Cuba,em parte devido às políticas do meu país durante o regime de Batista. Eu aprovei a proclamação que fez Fidel Castro em Sierra Maestra, quando justificadamente clamou por justiça e, especialmente, desejava livrar Cuba da corrupção. Vou até ir mais longe: em certa medida, é como se Batista era a encarnação de uma série de pecados por parte dos Estados Unidos. Agora vamos ter de pagar por essespecados. Em matéria do regime de Batista, eu estou de acordo com os primeiros revolucionários cubanos. Isso é perfeitamente claro."

– Presidente Americano John F. Kennedy, entrevista com Jean Daniel, 24 de Outubro de 1963.

+


7 O iate Granma chegou a Cuba em 2 de Dezembro de 1956. Ele chegou a Cuba, dois dias depois do previsto porque o barco estava carregado demais. Isto frustrou todas asesperanças para um ataque coordenado com o llano, o "plano" do movimento. Depois de chegar e sair do iate, o grupo de rebeldes começou a fazer o seu caminho para Sierra Maestra, uma série no sudeste de Cuba. Três dias após a sua jornada começou, eles foram atacados pelo exército de Batista. A maioria dos integrantes de Granma foram mortos nesse ataque, mas um pequeno número escapou. Embora o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As transformações do mundo contemporâneo
  • As transformações do trabalho no mundo contemporâneo
  • as transformações no mundo contemporaneo
  • As transformações do mundo Contemporâneo
  • Transformacoes no mundo
  • o mundo e transformações
  • MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • Mundo contemporaneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!