Transformação de cobre em ouro

Páginas: 7 (1504 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
1 INTRODUÇÃO

Reações de Oxidação e Redução são a teoria básica aplicada neste experimento. Este tipo de reação é caracterizada pela transferência de elétrons entre os átomos. A oxidação representa a perda de elétrons e a redução o ganho dos mesmos. Sendo assim, estes são fenômenos sempre simultâneos. O oxidante é o elemento ou substância que se reduz e o redutor é o elemento ou substância quese oxida.
A variedade de reações químicas que envolvem oxidação-redução no nosso cotidiano é surpreendente. Parece que vivemos das pilhas e baterias que movimentam as calculadoras, carros, brinquedos, lâmpadas, rádios, televisões e muitas outras coisas. Para combater a corrosão, polimos a prataria, pintamos as grades de ferro e galvanizamos os pregos. Circuitos de computadores são cobertos porfinas camadas de ouro ou prata aplicadas por eletrodeposição. A revelação fotográfica utiliza reações químicas que envolvem transferência de elétrons. As plantas transformam energia em compostos através de uma série de reações chamadas de cadeia de transporte de elétrons. Os testes de glicose na urina, ou de álcool no ar expirado, são feitos com base em intensas mudanças de cor, através de reaçõesque também envolvem a transferência de elétrons. Mecanismos de várias reações químicas são mais bem compreendidos fazendo-se uso do conceito de oxidação- redução. Por sua vez, esse conceito é útil no entendimento de vários aspectos da Química como, por exemplo, a estrutura molecular (ligação covalente e iônica) e a reatividade (deslocamento de metais, agentes oxidantes e redutores, potenciaispadrão de eletrodo).
Classicamente, experimentaremos a redução do cobre e oxidação do zinco em solução de hidróxido de sódio com posterior formação de uma das ligas de cobre: o Latão.





















2 OBJETIVO


O objetivo principal deste experimento é a visualização prática dos conceitos de oxidação e redução nas reações químicas com um dos metais que ocorrem na naturezaem estado puro. Trata-se do cobre. Como conseqüência deste objetivo principal, estaremos obtendo também um liga metálica tendo como base o cobre: o latão. A fusão dos metais cobre e zinco promove o latão. O conteúdo de zinco pode variar de 5% a 45%. A utilização desta liga ocorre em moedas, torneiras, bijuterias, radiadores de automóveis, ferragens, cartuchos e diversos componentes estampados econformados.














3 REVISÃO DA LITERATURA

As reações de redução-oxidação (também conhecido como reação redox) são as reações de transferência de elétrons. Esta transferência se produz entre um conjunto de espécies químicas, um oxidante e um redutor (uma forma reduzida e uma forma oxidada respectivamente). Para que exista uma reação redox, no sistema deve haver uma espécieque ceda elétrons e outra espécie que as aceite:
• O oxidante é aquela espécie química que tende a captar elétrons do meio, ficando com uma carga positiva menor à que tinha.
• O redutor é a espécie que tende a ceder esses elétrons, ficando com carga positiva maior à que tinha.
Quando uma espécie química redutora cede elétrons ao meio se converte em uma espécie oxidada, e a relação que guardacom seu precursor fica estabelecida mediante o que se chama um par redox. Analogamente, se diz que quando uma espécie capta elétrons do meio se converte em uma espécie reduzida, e igualmente forma um par redox com seu precursor reduzido.

3.1 PRINCÍPIO DA ELETRONEUTRALIDADE

Dentro de uma reação global redox, se dá uma série de reações particulares às quais são chamadas semi-reações ou reaçõesparciais. Abaixo podemos visualizar um exemplo.
2 Na + 2 Cl _ 2 Na + Cl
ou mais comumente,
2 NaCl _ 2 Na + Cl
A tendência a reduzir ou oxidar a outras espécies se quantifica pelo potencial de redução, também chamado potencial redox.
Uma titulação redox, é uma na que um indicador químico indica a alteração câmbio na porcentagem da reação redox mediante a virada de cor entre o oxidante e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experimento: cobre em "ouro"
  • transformar cobre em ouro
  • Transformação e reciclagem do Cobre
  • curiosidades sobre cobre, metal, ouro, mercurio
  • Roteiro para uma transformação lean, baseado em “a mina de ouro”
  • Transformando Cobre em Prata, e Prata em Ouro Comparação às experiências da maça
  • Processos de obtenção do ferro e do cobre(transformação quimica na natureza e no sostema produtivo)
  • Processos De Obtenção Do Ferro E Do Cobre(Transformação Quimica Na Natureza E No Sostema Produtivo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!