Transformação da logíatica

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Transformação da logística - logística reversa, logística sustentável

Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos.Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Com o passar dos anos as empresas e indústrias adotaram um tipo de logística voltada para questões sociais e pensando no bem da própria empresa, dos consumidores e da população. Eles passaram a adotar a logística reversa e alogística sustentável.

I. Logística reversa
A Logística Reversa (LR) consiste em uma atividade responsável pelo retorno dos materiais do ponto de consumo ao ponto de origem, agregando valor de diferentes naturezas ao produto retornado. Este trabalho procura evidenciar a LR como uma atividade que apresenta um diferencial competitivo e redução de custos por meio das formas de gestão edesenvolvimento que envolvem a atividade. A LR é a atividade que se preocupa em reaproveitar, reciclar, reutilizar ou dar a destinação final adequada a materiais, componentes e resíduos industriais, agregando-lhes valores de diferentes naturezas.
O processo LR divide-se em duas áreas: pós-venda e pós-consumo. São denominados bens de pós-venda, produtos sem ou com pouco uso, que retornam as lojas/fábricaspor motivos de acordos comerciais estabelecidos previamente entre as partes, para substituição de componentes, entre outros. Esta é uma área da logística muito aplicada nas empresas/lojas, porém, nem sempre denominada como uma atividade LR. São classificados bens de pós-consumo materiais em final de vida útil ou que ainda apresentam condições de serem reutilizados, e resíduos industriais. Estesbens são caracterizados por ter a possibilidade de dar origem a um novo produto, ou pela reciclagem do material, ou pela reutilização de componentes.
As atividades da LR são incentivadas pela sociedade que se demonstram cada vez mais preocupadas com questões ecológicas e em consumir produtos que não agridam o meio ambiente. Assim faz com que empresários e fabricantes procurem adequar-se a essasexigências adaptando o processo produtivo para obter produtos ecologicamente corretos.
Implantar a Logística Reversa tem suas vantagens:
· Sensibilidade Ecológica
· Competitividade Empresarial
· Diferenciação da Imagem Coorporativa
Na atualidade, a implantação do processo logístico reverso pode evitar ou amenizar os impactos ambientais. A preocupação com o consumosustentável estão sendo influenciadas devido as legislações ambientais cada vez mais rígidas, onde os fabricantes são responsáveis por seus produtos durante toda a vida útil do mesmo, e também pelos resíduos gerados no processo produtivo (DAHER; SILVA; FONSECA, 2006), nesse caso foi empregado o Acordo setorial que é um "ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores,distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto."
Por permitir grande participação social, o Acordo Setorial tem sido privilegiado pelo Comitê Orientador como instrumento preferencial para a implantação de logística reversa. A carência de informações faz com que haja dificuldade na visualização dos custos. Porém,economias podem ser obtidas, como na utilização de embalagens retornáveis e no reaproveitamento de materiais para a produção (RODRIGUES et al, 2002).
Para que isso ocorra, faz-se necessário entender que a vida útil de um produto é contabilizada a partir do momento de sua produção até ser adquirido por um consumidor. A vida útil pode ser aumentada desde que exista a possibilidade de aumentar sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logiatica
  • transformação
  • Transformacao
  • Transformação
  • transformação
  • Transformação
  • Transformação
  • TRANSFORMAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!